Contra mentiras de Bolsonaro, Correia cobra instalação da CPMI da fake news

Para o parlamentar, uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito precisa ser instaurada para conter fake news de Bolsonaro que “espalha mentiras pelo Brasil afora todo dia”

Gustavo Bezerra

Deputado Rogério Correia: “É estranho, para dizer pouco, que o governo federal não enfrente de maneira responsável a mais grave pandemia da nossa história, e prefira valer-se de charlatanismo propagandeando medicamento de eficácia duvidosa”

O deputado Rogério Correia (PT-MG) cobrou nesta quarta-feira (21), durante sessão do Congresso Nacional, a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar disseminação de fake news por Jair Bolsonaro (PSL).

“Faço essa cobrança hoje porque a instalação dela é urgente. Ele é uma fake news ambulante, espalha mentiras pelo Brasil afora todo dia. Basta ele abrir a boca e vem uma nova fake news”, argumentou. Na avaliação do parlamentar, caso a CPMI não seja instalada, Bolsonaro continuará espalhando mentiras.

Para dar um exemplo de fake news recente, o deputado citou a afirmação de Bolsonaro de que as queimadas registradas  na Amazônia seriam culpa das Organizações Não Governamentais (ONGs). Questionado por jornalistas sobre a acusação, Jair admitiu que não tem provas.

Desde o dia 1º de janeiro, foram contabilizados 74.155 focos de incêndio no país, o que representa alta de 84% com relação ao mesmo período de 2018, de acordo – os números são do  Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e foram divulgados pelo Estadão.

“Imagina se pode um presidente denunciar entidades como se fossem responsáveis por atos criminosos e não ter uma prova. Quer fake news maior que essa irresponsabilidade de um presidente da República? Por que é que ele não manda a Polícia Federal averiguar?”, criticou Rogério Correia.

Atuação de Moro

O deputado aproveitou para criticar o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, que na sua avaliação não investiga, porque “não faz nada além de ser advogado de Bolsonaro”.

“Por que a Polícia Federal não investiga a denúncia feita na Folha de S. Paulo pelo dia do fogo, que foi 10 de agosto, quando pessoas ligadas ao agronegócio colocaram fogo em vários pontos da Floresta Amazônica, que com o vento, se espalhou, sendo que a nuvem de fumaça chegou a cobrir a cidade de São Paulo?”, questionou.

O deputado reforçou que esse dia do fogo “foi um ato criminoso”. E acrescentou que o presidente Bolsonaro, “para acobertar os assassinos que colocaram fogo na floresta”, quer culpar as Organizações Não Governamentais. “Mentira do presidente, fake news do Bolsonaro. Precisa-se instalar essa CPMI”, cobrou.

Fake news de Bolsonaro

Rogério Correia lembrou outras mentiras espalhadas por Bolsonaro. Na semana passada, voltou a insultar os médicos cubanos afirmando que eles seriam “cerca de 10 mil” guerrilheiros “fantasiados de médicos”.

“Indagado sobre as provas, ele não tem. Imagina um presidente que espalha fake news. É o que faz Bolsonaro. Há que instalar essa CPI de maneira urgente, até para averiguar de quem são as responsabilidades pelo Brasil em chamas” reforçou.

Na avaliação do deputado, parece ser esse o único programa que existe no Brasil de Bolsonaro. “Ele queima as reservas cambiais, queima o emprego das pessoas, queima as pessoas, queima as entidades, os sindicatos. Ninguém aguenta isso. É um absurdo o que esse sujeito faz no Brasil, sem a menor cerimônia. Parece que nós estamos num Estado policialesco, num Estado fascista”, protestou.

Rogério Correia ainda acusou Bolsonaro de não se preocupar com os desempregados, com os pobres e com a Floresta Amazônica. “Ele não se preocupa com os dramas das pessoas no Brasil. O Senado e a Câmara não podem assistir a esse sujeito vomitar asneiras, falar bobagem todo dia, produzir fake news, dizer mentiras, como se nós não estivéssemos aqui para observar. Ele tem que ser investigado. Instalar essa CPI das fake news é, portanto, fundamental”, concluiu.

Por PT na Câmara