Convenção oficializa João Paulo como pré-candidato em Recife

Prefeito mais bem avaliado da história do Recife, o petista fez um discurso apontando para o resgate do povo como razão primeira do seu futuro governo

Foto: Divulgação

Em convenção realizada nesta quinta-feira (21), em Recife (PE), João Paulo, 63 anos, foi oficializado como pré-candidato a prefeito da cidade pelo Partido dos Trabalhadores.

A chapa, oficilizada na convenção que aconteceu na Câmara de Vereadores de Recife, será formada pelo deputado estadual Silvio Costa Filho (PRB) ocupando a vice. Na coligação, além do PT e do PRB, estão também o PTB, o PTdoB e o PTN. Também foram oficializados cerca de 60 pré-candidatos a vereador pela coligação.

O pré-candidato fez um discurso destacando que sua eleição representará a volta de um governo que se preocupa com a população, a Saúde e a Educação dos recifenses. Um governo que vai lutar para resgatar a esperança e que passará por um duro enfrentamento nas eleições de outubro, num momento em que tentam criminalizar o Partido dos Trabalhadores.

“Só construiremos uma cidade do futuro com participação popular”, disse João Paulo. “Dói muito no coração ver o que construímos em 12 anos de gestão estar destruído na nossa cidade! Ver o drama nos postos de saúde.”

O nosso partido vive sob o ataque de um parlamento atrasado e conservador. Essa vai ser uma eleição difícil. Só tem uma força capaz de nos dar essa vitória: a força da militância unida que vai eleger nossa chapa (João Paulo)

Ao encerrar sua fala, João Paulo citou Paulo Freire, o mais importante pensador da Educação brasileira, cuja obra e ideias têm sido agredidas pelos defensores do golpe. “Luto pelo sonho, pela utopia, pela esperança”, disse o petista relembrando o pedagogo.

Em meio às 500 pessoas presentes —pré-candidatos, filiados, militantes, lideranças comunitárias e dos movimentos sociais—, a convenção teve a presença do líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), e do secretário de Finanças e Planejamento do PT, Márcio Macedo.

“João Paulo foi o melhor prefeito que Recife já teve”, declarou Humberto Costa ao chegar para a convenção. “Este é um grande evento simbólico, demarca o início de uma campanha vitoriosa, que vai trazer de volta uma gestão que cuidava das pessoas. Cada cidadã e cidadão é testemunha dos avanços conquistamos nos 12 anos em que o PT esteve à frente da Prefeitura”, completou o senador.

João Paulo foi prefeito reeleito do Recife (2001-2008), deputado federal (2011-2014), deputado estadual (1990-2000), vereador e superintendente da Sudene.

Confira o calendário de convenções e eleitorais.

Trajetória de João Paulo

Filho da dona de casa Maria de Lourdes e do cobrador de ônibus Manoel, João Paulo Lima e Silva nasceu em Olinda, mas foi criado na periferia de Recife. Teve seu primeiro contato com o universo político em 1970, ainda na Ditadura Militar, quando viu a atuação na Associação dos Moradores do Ibura como início de uma caminhada de luta para melhorar a vida das pessoas.

Com militância na Juventude Operária Católica, e depois à Ação Católica Operária, João Paulo se formou operário metalúrgico, assim como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No final da década de 1970, foi selecionado como bolsista para estudar no Centro de Estudos da América Latina, tendo realizado também cursos de capacitação em Política Sindical na França, Itália, Espanha e Portugal.

Quando regressou ao Brasil, tornou-se presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco e primeiro presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Estado. A atuação como sindicalista o levou à construção do PT, a partir do processo de redemocratização.

Quase dez anos depois, em 1988, João Paulo foi eleito o primeiro vereador do PT no Recife. Em 1990, foi eleito deputado estadual, tendo sido reeleito em 1994 e em 1998, registrando a marca de deputado estadual mais votado da história de Pernambuco.

A experiência no Legislativo, a combatividade fortalecida na luta sindical e o objetivo de fazer da política um caminho para mudar para melhor a vida das pessoas levaram os recifenses a eleger João Paulo prefeito da cidade em 2000. Foi o primeiro prefeito operário de Recife e quatro anos depois, em 2004, foi reeleito no primeiro turono com 56,11% dos votos válidos.

Seu mandato teve como obra cuidar das pessoas e valorizar a vida. Em oito anos de governo, João Paulo colocou prática as orientações do PT de priorizar a população mais pobre da capital pernambucana. O viés popular levou João Paulo a ser o prefeito com maior popularidade de Recife, aprovado por 88% das pessoas.

Depois de deixar a prefeitura, João Paulo foi eleito deputado federal em 2010, chegando à Câmara como o petista mais votado em todo Brasil. Atuou como parlamentar atuante nas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania; Mista do Orçamento; e de Reforma Política, destacando-se na defesa dos municípios e com foco na mobilidade urbana.

Da Redação da Agência PT de Notícias