Na Cultura, PT vai ao STF contra centralização de atos em secretário

Partido entrou com ação contra portaria que tira poderes de decisão da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) sobre projetos da Lei Rouanet

Site do PT

Ataque à cultura

O Partido dos Trabalhadores (PT) protocolou na sexta-feira (18), por meio dos seus advogados, uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) no Supremo Tribunal Federal em detrimento da publicação da Portaria número 12/2021, de 28 de abril de 2021, pelo Ministério do Turismo.

A Portaria delegou a competência da presidência e dos atos de gestão da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) ao Secretário Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, da Secretaria Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura.

Isso significa que o secretário pode decidir ad referendum quais os projetos nacionais serão analisados e poderão receber incentivos da “Lei Rouanet”, centralizando assim o trabalho que antes era realizado em conjunto com a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura.

De acordo com a argumentação do PT, o ato representa uma grave ameaça à democracia e à cultura brasileira, já que ele viola o princípio da participação popular, do não retrocesso social e os direitos fundamentais à cultura.

A ADPF foi autuada no STF sob o número 856 e distribuída ao ministro Dias Toffoli.

VEJA A ÍNGERA DA AÇÃO

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast