Dilma, sobre governo Temer: Cunha comanda tudo o que é aprovado

Em participação no 5º Encontro Nacional dos Blogueiros, presidenta se emociona, promete resistência e afirma que Cunha dita as regras no governo golpista

(foto: Barão de Itararé)

A presidenta eleita Dilma Rousseff se emocionou ao chegar ao 5º Encontro dos Blogueiros e Ativistas Sociais, em Belo Horizonte, na sexta-feira (20). Antes de subir para o evento, no terceiro andar do hotel Othon Palace, no centro da capital mineira, a presidenta foi recepcionada por cerca de 50 mil pessoas que a apoiavam nas ruas.

De acordo com o repórter Raphael Coraccini, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Dilma entrou chorando discretamente no salão, onde discursou depois de ser ovacionada pelos mais de 400 presentes.

5 Encontro Nacional de Blogueiros - foto Bruno Bo UNE

50 mil pessoas apoiam Dilma em frente ao hotel Othon Palace (foto Bruno Bo/ Cuca da UNE)

Durante sua fala, Dilma disse que vai combater para reverter o impeachment no Senado, no Supremo e nas ruas. A presidenta eleita afirmou ainda que aqueles que ocuparam seu espaço provisoriamente no Executivo querem vê-la isolada dentro do Palácio da Alvorada, onde o deputado federal Jorge Viana (PT-AC) disse, na última quinta-feira, que a presidenta estava sitiada, cercada por policiais e com dificuldades até para receber visitas.

Barão de Itararé

(foto: Barão de Itararé)

Dilma afirmou que o presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, continua a ditar as regras dentro da Casa. “Os jornais não conseguiram ocultar a presença dessa pessoa nas decisões da Câmara”, disse a presidenta.

“Ele comanda tudo o que é aprovado lá. Por isso, o Congresso e suas comissões estão parados desde o começo do ano, mas a mídia silencia”.

A líder petista mencionou ainda a influência de Cunha no governo golpista de Michel Temer e nas indicações, principalmente para os cargos de ministro e do Judiciário. O ministro da Justiça de Temer é Alexandre de Moraes, que foi advogado de Cunha.

A presidenta usou ainda o caráter extremamente conservador do Congresso para explicar o agravamento da crise política, que travou o País nos últimos meses.

“Cunha conseguiu colocar cerca de 230 deputados de sua confiança na Câmara, o que travou o funcionamento do País e sabotou nossas tentativas de combater a crise, gerando instabilidade. Nenhuma Comissão da Câmara ou Comissão Mista (com deputados e senadores) conseguiu prosperar este ano. Só a do impeachment”, disse.

Dilma se mostrou reticente em relação a qualquer reforma da mídia enquanto a composição do Congresso se mantiver como a atual, extremamente conservadora. Por isso, a presidenta considera a reforma política como a prioritária para tocar as demais reformas do País.

A quinta edição do Encontro Nacional dos Blogueiros e Ativistas Digitais foi organizada pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, pelo Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais e pela Comissão Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais.

Dilma BH

(foto: Eder Bronson / Barão de Itararé)

Dilma abriu o encontro, que vai até domingo, acompanhada pelo Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, Patrus Ananias, e pela Secretária-Geral do Barão de Itararé e Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, Renata Mielli.

Veja o discurso completo de Dilma Rousseff no evento (começa às 2h32m40seg)

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Barão de Itararé

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast