Elas por Elas: Encontro das Multiplicadoras da SNMPT começa nesta sexta, 27

Atividade integra a programação da quarta edição do projeto que mudou o modo das petistas atuarem na política

I encontro consolida a trajetória de incentivo da SNMPT à formação das mulheres do partido

Começa nesta sexta-feira (27), e vai até domingo, o Curso de Formação para Multiplicadoras do Elas por Elas.  A atividade integra a quarta edição do projeto que revolucionou a forma de as mulheres petistas realizarem política em todo o território nacional. 

Para Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT, o encontro consolida a trajetória de incentivo da SNMPT à formação das mulheres do partido para as disputas eleitorais e políticas.

“Poder reunir essas companheiras em Brasília é uma satisfação enorme. Quero dizer para todas as mulheres que preparamos uma programação especial para recebê-las e capacitá-las com foco nas eleições de 2024.”

Moura destacou a importância da capacitação das mulheres: “As novas ferramentas digitais transformaram o processo que envolve uma pré-campanha. Queremos nossas companheiras por dentro do que há de mais atual na área da formação política”.

“A gente sabe que isso se reflete na ponta, na eleição. Os resultados do aumento da presença de mulheres do PT nas eleições é notório. E, para ampliarmos esse resultado, é preciso modernização na formação política para aquelas que vão para as eleições no ano que vem”, completou.

A abertura política será hoje e vai contar com Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT; Gleisi Hoffmann, presidenta do PT; e Gleide Andrade, secretária de finanças.

Após a mesa haverá o Painel “Mulheres na política – Apresentação de dados e os principais desafios da participação política de mulheres”, com a apresentação do Instituto Alziras

Oficinas de formação 

O segundo dia começa com a Oficina de Autocuidado – Aprendendo a cuidar de mim para ser eficiente na construção das lutas das mulheres, ministrada pela Rede Nacional de Feministas Antiproibicionista (Renfa).

Na sequência vêm duas oficinas que pretendem capacitar as participantes a saber identificar o que observar na construção de rede. A construção de um diagnóstico de contexto social e político, no processo eleitoral brasileiro, tem se mostrado cada dia mais sofisticado, o que requer aperfeiçoamento. 

A agência de marketing político, com foco em lideranças e projetos do campo progressistas, BaseLab, ministrará as oficinas “Construção de rede, diagnóstico de contexto e liderança política” e “Mapeamento de candidaturas petistas – Como realizar?”.

Abrindo a tarde, será a vez de Eliane Cruz, Escola Nacional de Formação Fundação Perseu Abramo, dar a oficina de formação “Preparando candidaturas petistas para as eleições municipais de 2024 – Uso da plataforma da FPA e apresentação dos materiais fornecidos pela Secretaria Nacional de Formação.”

Já Evelyn Gomes e Mariane Braga, do Laboratório Brasileiro de Cultura Digital (Labhacker), vão tratar da importância da segurança e proteção de dados pessoais, além de ministrarem uma oficina de checagem de Fake News.

Finalizando o segundo dia, a especialista em Marketing Político, Dani Braga, vai tratar sobre estratégias e estruturação de uma campanha para 2024.

No último dia, haverá uma oficina muito importante para as companheiras com informações sobre o que pode e o que não pode ser feito em uma campanha, que será apresentada pela advogada Gabriela Araújo. 

Encerrando o encontro, será feita uma apresentação do Elas por Elas – IV Edição, com a secretária nacional, Anne Moura, e coordenadora de Comunicação do projeto Elas por Elas, Thatiane Nicácio. 

Um projeto revolucionário

O Projeto Elas Por Elas tem como objetivo oferecer condições políticas e materiais para a consolidação de lideranças mulheres, bem como fortalecer e dar visibilidade para as lideranças já consolidadas. 

Criado em 2018, o Elas por Elas já realizou cursos de formação técnica em comunicação, com o objetivo de preparar tecnicamente mulheres para produzir release, artes, vídeos, fazer cobertura de eventos e assessoria de imprensa. 

A iniciativa oferece suporte no combate à violência política de gênero nos espaços políticos. Além disso, o EpE promove uma diversidade de representatividade na história do partido como mulheres trans, indígena, lésbicas, negras e deficientes.

Pretende-se criar, com isso, uma rede de influência e fortalecimento das mulheres por todo país, da qual as que já tem trajetória consolidada têm o papel de interligar pontos fundamentais, pois só a luta coletiva transforma. Estarão integradas a essa rede mulheres filiadas ao Partido, bem como atuantes em movimentos sociais, feministas, de mulheres e do campo da esquerda.

Prova do êxito de nosso trabalho, mesmo diante de tantas adversidades, nas eleições de 2020, o PT foi o partido do campo progressista que mais elegeu mulheres, mulheres negras, jovens e LBT+.

Elegemos 561 mulheres para o legislativo municipal e 27 prefeitas. Lideramos o ranking de vereadoras eleitas que é seguido pelo PDT (507), PSB (411), PC do B com 122 vereadoras e PSOL com 31 eleitas em todo país. 

Da Redação do Elas por Elas

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast