Elói Pietá enfrenta violência bolsonarista em Guarulhos

Com cada vez mais partidos o apoiando, candidato petista arranca para a reta final e prepara sua volta ao comando da prefeitura, após duas gestões bem-sucedidas. Dirigente do PSOL que participava de ato de campanha foi atingido por um projétil no braço esquerdo. Pietá repudiou o ataque

Foto: Divulgação

Em Guarulhos, segundo município mais populoso do estado de São Paulo, atrás apenas da capital, o ex-prefeito Elói Pietá (PT) enfrenta neste segundo turno das eleições não apenas o atual prefeito, Gustavo Henric Costa (PSD), mas também um aparato violento ligado ao bolsonarismo na cidade. Em retaliação ao crescente apoio ao candidato petista, as ameaças se converteram em ato de agressão.

Na sexta (20), durante evento político de carro aberto de apoio do PSOL à candidatura de Pietá, Anselmo Pires, secretário-geral do partido, foi atingido no braço esquerdo por um disparo. “Eu senti um barulho como se fosse um pedregulho caindo no carro. De repente eu senti um baque no braço como se fosse uma pedrada. E aí eu vi que estava sangrando e a marca. Aí eu dei por fé que era alguma coisa de munição”, contou Pires.

“Atingiu o braço esquerdo, fiz um raio-x e o médico confirmou que foram estilhaços de algum tipo de munição”, explicou o dirigente partidário. Questionado sobre o que teria motivado o disparo, Pires, que também é também coordenador do Movimento de Luta por Moradia (MLM), respondeu: “Eu acredito que foi mais um atentado de intolerância partidária”.

O ataque ocorreu em meio à onda de adesões de partidos progressistas a Elói Pietá, que é um dos fundadores do PT e governou a cidade por dois mandatos, de 2001 a 2008, com obras lembradas por moradores.

Na quarta (18), o PSOL havia decidido pelo apoio a Pietá. “Neste segundo turno, sabemos que o principal objetivo é livrarmos a cidade do projeto neoliberal, conservador e fundamentalista, representado pela candidatura de Guti (PSD) e professor Jesus (Republicanos)”, afirmou em nota o diretório municipal do partido.

União contra o bolsonarismo

O PSOL afirmou ainda reconhecer que a candidatura de Elói Pietá é a que representa, no segundo turno, o campo democrático e popular. E que a união do campo progressista é essencial para derrotar o bolsonarismo representado por Guti e seus aliados.

Também na noite de quarta (18), a comissão política do PCdoB definiu o apoio a Pietá. O partido anunciou que reconhece o petista como “melhor prefeito da história de Guarulhos”. “Pietá é o único que tem o que mostrar para o povo da cidade, e poderá combater a política coronelista do governo Guti, que entregou a construção e os avanços que a máquina pública teve nos últimos anos para os coronéis aliados do atual prefeito”, anunciaram os dirigentes comunistas.

Na quinta (19), foi a vez de o PDT Guarulhos anunciar formalmente apoio ao petista. E até o Partido Verde, adversário histórico de Pietá, decidiu apoiar o petista para o segundo turno. Para os dirigentes do partido, a coligação de Elói está “compromissada com as propostas do programa de governo do PV”.

Corrupção e incompetência

Pietá, que repudiou o ataque a Anselmo Pires, participou de um debate promovido pela Band na manhã deste sábado (21). Ele começou afirmando que, apesar de não pretender ser candidato nas eleições de 2020, foi procurado pela população, indignada com a incompetência da atual administração.

“Hoje eu tenho o apoio de nove partidos, lideranças de bairros e vamos fazer um governo honesto. Devido à corrupção do atual prefeito é que sou candidato”, atacou o candidato petista, lembrando um episódio de demissão de médicos e concursados para a contratação de empresas para a gestão na saúde municipal.

Questionado sobre os problemas no Trevo do Bonsucesso, na rodovia Hélio Smidt, que é a via de acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, Pietá respondeu que a obra se arrasta há mais de cinco anos, e por incompetência, o atual governo não a concluiu. “Nenhuma grande obra de infraestrutura foi feita na cidade de Guarulhos durante a gestão do prefeito Guti. Quando fui prefeito fizemos a marginal do Baquirivu, uma via superimportante da cidade”, lembrou o petista.

Pietá acrescentou que vai acabar com os engarrafamentos aperfeiçoando o sistema de transporte, criando faixas de ônibus exclusivas e concedendo passe livre para estudantes.

No último bloco, o petista afirmou que está na hora de Guarulhos virar a página dos problemas na atual gestão. “Eu vou fazer uma gestão que prioriza a reconstrução do sistema de saúde, a retomada dos programas de auxílio de desempregados, a atenção aos bairros com as obras necessárias e também olhar pelo problema da moradia popular. Nós vamos olhar pela população”, concluiu o candidato.

Rachada, direita abriu caminho para a volta do PT

Com 1,4 milhão de moradores, Guarulhos integra o “Grupo das 96”, que são os 96 municípios mais populosos do país. Em 2016, a onda antipetista que tomou o país após o impeachment da presidenta legitimamente eleita Dilma Rousseff interrompeu um ciclo de 16 anos do Partido dos Trabalhadores no comando da prefeitura. Mas a tendência mal resistiu a quatro anos de um mandato.

Já nestas eleições, a fragmentação da direita no município demonstrou a fragilidade do campo conservador, que mesmo com a máquina municipal na mão não conseguiu impedir o crescimento do PT. Animado com a perspectiva cada vez mais concreta de vitória, Pietá faz planos para uma eventual gestão, caso as projeções se confirmem no segundo turno.

A regularização fundiária de áreas que não sejam consideradas de risco no município, por exemplo, será uma de suas prioridades. Segundo o petista, em sua gestão entre os anos de 2001 e 2008 foram regularizadas quase 20 mil ações desse porte. “É uma questão econômica e social de enorme relevância. As famílias vão para esta condição por conta das dificuldades econômicas e por não conseguir todos os elementos necessários para construir sua moradia própria e ao mesmo tempo sustentar sua família e todas as outras necessidades, e por isso famílias foram empurradas para essas invasões”, explicou.

Pietá ressaltou que o papel da prefeitura é o de encontrar soluções e propor ações unificadas entre os governos municipal, estadual e federal. “O Poder Público tem que cuidar daqueles que não tem condições adequadas de sobrevivência e tem que ter uma profunda generosidade com as pessoas que sofrem. A solução é o Poder Público municipal, estadual e federal agir como um sistema único de habitação, além da tolerância para regularizar áreas que não sejam de risco”, recomendou.

O ex-prefeito também quer transformar o Parque Tecnológico prometido pela atual gestão, que não saiu do papel, em CEU Tecnológico. “A nossa ideia é fazer um CEU tecnológico porque os CEUs são mais amplos e nós vamos implementar o acesso à internet na rede municipal de ensino e repercutir nas famílias. O desenvolvimento tecnológico vai ser uma das metas importantíssimas de nossa gestão como fizemos quando fui prefeito.”

O local poderá abrigar institutos de pesquisa, empresas de diversos ramos, como tecnologia, logística e da indústria farmacêutica, além de estrutura comercial de serviços, escritórios acadêmicos e moradia temporária que poderá acomodar pesquisadores.

“Quando fui prefeito nós tínhamos uma parceria com a Agende uma incubadora de empresas, que funcionava onde era o Instituto Federal de Educação, que nós conseguimos trazer para Guarulhos. Essa é a única a oferecer o curso de Engenharia na cidade, além de trazermos a Unifesp”, finalizou Pietá.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast