Em reunião virtual, senadores e Centrais pedem devolução da MP 927

Parlamentares realizaram reunião virtual com representantes dos trabalhadores que pediram devolução de medida nociva aos brasileiros

Alessandro Dantas

Os senadores da bancada do PT se reuniram, virtualmente, nessa terça-feira (26) com representantes de centrais sindicais para debater a atual conjuntura política e os projetos apresentados pelo atual governo para enfrentar a pandemia de coronavírus e encontrar caminhos para reduzir o impacto na vida dos trabalhadores.

Além dos senadores, participaram da reunião virtual representantes da CGTB, CSB, CUT, Dieese e Intersindical.

Dentre as decisões tomadas está a confecção de uma carta aberta em defesa da devolução, por parte do Congresso, da MP 927 ao Poder Executivo. “A pressão do povo é fundamental nesses tempos de crise”, destacou o senador Paulo Rocha (PT-PA).

Na reunião houve duras críticas ao conteúdo da Medida Provisória (MP 927) apresentada pelo governo Bolsonaro no último domingo e que previa, na sua primeira versão, a possibilidade de suspensão do contrato de trabalho por até quatro meses.

Após pressões da sociedade civil, Bolsonaro recuou e retirou esse artigo. Mas a MP continua valendo com outros perigos aos trabalhadores. “Há mais crueldades que precisam ser barradas. Temos que seguir o exemplo de outros países, garantir emprego e renda. Se não fizermos isso, teremos 40 milhões de desempregados, caos social”, alertou o senador Paulo Paim (PT-RS).

Dentre as medidas ainda presentes na MP estão a previsão de que não será mais considerado acidente de trabalho a situação em que o empregado das áreas de saúde, transporte e serviços essenciais contraia o novo coronavírus e não consiga comprovar o “nexo causal” com a função laboral desempenhada. Além disso, trabalhadores da saúde poderão ter seus turnos dobrados, com banco de horas que deverá ser compensado em até 180 dias.

Durante a reunião ficou acordado que os senadores da bancada do PT viabilizarão uma reunião virtual das centrais sindicais com o presidente do Senado, além de trabalharem pela aprovação de matérias que garantam renda mínima aos trabalhadores informais, desempregados e empresas individuais afetadas pela pandemia do COVID-19.

Por PT no Senado