Em São Paulo, projeto Jovem SUS amplia atendimento em unidades de saúde

Instituído pelo prefeito Fernando Haddad (PT), 800 jovens foram selecionados para levar atendimento humanizado às UBS da capital paulista, além de reinserir os jovens no mercado de trabalho

Foto: Cesar Ogata/SECOM Prefeitura de SP

Oitocentos jovens vão exercer atividades profissionais e educativas em 200 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade de São Paulo, a partir desta quinta-feira (1º). Os bolsistas fazem parte do projeto Jovem SUS, instituído pelo prefeito Fernando Haddad (PT).

O intuito é auxiliar na formação de profissionais, além da reinserção social produtiva de jovens no mercado de trabalho.

Os bolsistas atuarão no acolhimento dos usuários e seus acompanhantes, e fornecerão informações sobre procedimentos e serviços prestados. Assim, ajudarão a melhorar e humanizar o atendimento nas unidades de saúde.

“A ação começa com uma escala considerável. Em nosso entendimento, se a gente começar a trabalhar com essa questão do acolhimento, melhora muito a percepção do usuário SUS em relação ao serviço”, afirmou o prefeito durante apresentação do projeto nesta terça-feira (29), no Palácio das Convenções do Anhembi.

Para Haddad, a atuação dos jovens nas unidades de saúde é importante porque “às vezes, pequenos ruídos do posto de saúde ou da Assistência Médica Ambulatorial poderiam ser solucionados se houvesse um profissional com esse olhar. Olhar da humanização da abordagem”.

O secretário Municipal de Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou que a atuação dos jovens no projeto pode fazer com que São Paulo seja uma cidade cada vez mais saudável.

“Vocês vão ser jovens da saúde e não jovens da doença. Porque muitas vezes quando a gente olha e pensa no atendimento de saúde, a gente pensa em primeiro lugar na doença do que na saúde”, disse.

Os participantes do projeto precisam morar na capital, ter idade entre 18 e 29 anos, ensino fundamental completo, estar desempregado há pelo menos quatro meses, sem seguro-desemprego e renda individual na família igual ou menor que R$ 394,00.

Foram 9.890 inscritos na disputa das 800 vagas oferecidas. Pelo grande número de jovens interessados, o secretário de Direitos Humanos, Eduardo Suplicy, destacou que “o programa é um exemplo formidável de oportunidade”.

O Jovem SUS é executado pelas secretarias da Saúde e do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo e da Coordenação de Políticas para Juventude, que qualifica jovens desempregados para atuar nas 200 UBS espalhadas nas seis regiões de saúde da cidade (Norte, Sul, Leste, Oeste, Sudeste e Centro).

Além da bolsa oferecida, a prefeitura de São Paulo estuda a possibilidade de ampliação nos benefícios. “Vamos verificar a possibilidade de oferecer para vocês, além da bolsa-auxílio, gratuitamente o Bilhete Único Mensal”, disse o prefeito.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Prefeitura de São Paulo

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast