Exemplo na 1ª fase da pandemia, Araraquara entra em ‘lockdown’

Prefeito Edinho Silva impôs, desde a segunda-feira (15) medidas de restrição máxima de circulação de pessoas na cidade. Objetivo é conter a nova variante da Covid-19, que já infectou 12 pessoas. “A equipe de Saúde notou uma mudança no perfil dos pacientes, além de um ritmo forte de crescimento dos contaminados, dois sintomas de que algo novo estava acontecendo”, explicou Edinho Silva, cujas medidas adotadas em 2020 resultaram em uma das menores taxas de mortalidade no estado

Reprodução

Graças à capacidade técnica da equipe de saúde, foi possível detectar a presença da nova cepa do coronavírus em Araraquara, explica o prefeito Edinho Silva

Com o aumento explosivo de novos casos e internações por Covid-19 em Araraquara (SP), o prefeito Edinho Silva (PT) decretou, desde o início da semana, um rígido ‘lockdown’na cidade, a fim de conter o avanço da doença. 12 casos de infecção pela nova variante foram detectados. A prefeitura, cujas medidas contra a pandemia resultaram no mais baixo índice de letalidade em cidades com mais de 100 mil habitantes no estado, foi surpreendida por um aumento súbito de casos que esgotaram as vagas de leitos de UTI. Araraquara registra 12.434 infectados e 153 mortes pela doença.

No ano passado, a cidade foi uma das primeiras a abrir hospital de campanha, além ter realizado testes em massa, rastreamento de casos e monitoramento de casos leves. “Mesmo com todas essas medidas, fomos surpreendidos há 15 dias”, disse Edinho, nesta quarta-feira (17), em entrevista à ‘GloboNews’. Ele explicou que, graças à capacidade técnica da equipe de saúde, foi possível detectar a presença da nova cepa no município.

“A equipe notou uma mudança no perfil dos pacientes, além de um ritmo forte de crescimento dos contaminados, dois sintomas de que algo novo estava acontecendo”, observou o prefeito. Edinho considera fundamental que outras prefeituras consultem institutos de pesquisa para detectar mudanças semelhantes em suas cidades, a fim de avaliar a necessidade de aplicação de novas medidas restritivas.

“Do ponto de vista de estrutura, peço que os prefeitos encomendem usinas de produção de gases, e que vão atrás de cilindros de oxigênio para atender os leitos de enfermaria”, recomendou o prefeito petista.

Por meio de um vídeo publicado em rede social, a secretária municipal de Saúde, Eliane Honain, alertou para a gravidade do momento e pediu à população para ficar em casa. “O momento é muito sério, muito crítico, todos os 16 pacientes aqui [na UPA da Vila Xavier] não conseguem sair do oxigênio. Tem pacientes jovens”, relatou.

“Eu peço, quase suplico, nos auxilie, se protejam. Sem isolamento social vamos perder muitas pessoas, por isso repito, não há flexibilização de decreto. A não ser que seja para regras mais rígidas. A situação é extremamente crítica”, observou a secretária.

Da Redação, com informações de G1

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast