Fascismo reage com violência às campanhas petistas em São Paulo

Depois do atentado a tiros em Caraguatatuba, as agressões ocorreram em Mauá, São Paulo, na manhã de sábado, contra apoiadores do candidato a vereador Dr. Luiz Cuer. O Diretório Estadual do PT repudiou o atentado e exigiu providências das autoridades. Veja a nota do direitório

Nota do Diretório Estadual do PT

No final de semana, a militância do PT foi atacada por fascistas que ameaçam a democracia nestas eleições, estimulados pelo bolsonarismo. Desta vez, as agressões ocorreram em Mauá, São Paulo, na manhã de sábado, contra apoiadores do candidato a vereador Dr. Luiz Cuer. No mesmo dia, em Caraguatatuba, também em São Paulo, militantes petistas foram alvos de tiros. O Diretório Estadual do PT repudiou o atentado e exigiu providências das autoridades.

Segundo a nota do Diretório Estadual do PT, cinco pessoas foram agredidas e hospitalizadas. Entre elas, três mulheres e um adolescente de 16 anos. Os agressores desferiram chutes contra o rosto de um dos presentes e outro chegou a levar pontos por ter sido golpeado com uso de um soco-inglês. Um Boletim de Ocorrência foi registrado e as devidas ações legais foram tomadas. Apesar do atentado, felizmente todos passam bem.

Veja a nota com a denúncia e o relato dos fatos:

O Diretório Estadual do PT de São Paulo vem por meio desta manifestar seu repúdio às lamentáveis agressões sofridas por apoiadores do candidato a vereador em Mauá, Dr. Luiz Cuer, na manhã desse sábado (16/10).

No mesmo dia em que opositores atiraram contra candidaturas petistas de Caraguatatuba, pessoas que trabalham para a reeleição do atual Prefeito de Mauá, Atila Jacomussi, tentaram impedir que a apoiadores do Dr. Luiz Cuer seguissem em ato, mas, como a tentativa foi frustrada, passaram a agredir covardemente os militantes presentes, durante campanha na feira livre do Jardim Zaíra.

Cinco pessoas foram agredidas e hospitalizadas. Entre elas, três mulheres e um adolescente de 16 anos. Chutes foram desferidos contra o rosto de um dos presentes e outro chegou a levar pontos por ter sido golpeado com uso de um soco-inglês.

O Boletim de Ocorrência foi registrado e as devidas ações legais foram tomadas. Apesar do atentado, felizmente todos passam bem.

Acreditamos que a disputa deve ser feita por meio do debate dos projetos que temos para a população e nas urnas. Por isso, repudiamos todo e qualquer ato de violência ocorrido nesse sábado, afinal, é saudável que em uma democracia as divergências e embates políticos sejam feitos no campo das ideias, e que a integridade física daqueles que pensam diferente não seja ameaçada. Deste mesmo modo, a manutenção democrática também se faz pela coexistência pacífica entre candidatos/as.

O Partido dos Trabalhadores seguirá em defesa de um projeto de sociedade mais justa e democrática, e não irá se render a ameaças daqueles que não sabem discordar e debater sem fazer uso da violência. Solidarizamo-nos aos companheiros agredidos no dia de hoje e exigimos que a lei seja cumprida para que a segurança de todas as pessoas que se candidatem ou que apoiem candidaturas seja garantida.

São Paulo, 17 de outubro de 2020

Partido dos Trabalhadores do Estado de São Paulo