Fórum Nacional de Mulheres Negras Petistas ocorre nos dias 19, 20 e 21 de julho

Iniciativa da Secretaria Nacional de Mulheres em parceria com a Secretaria Nacional de Combate ao Racismo tem como objetivo debater estratégias de resistência ao racismo

A Secretaria Nacional de Mulheres do PT em parceria com a Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PT estão produzindo o Fórum Nacional de Mulheres Negras Petistas, que será realizado nos dias 19, 20 e 21 de julho, em Guarulhos (SP). A escolha da data é uma homenagem porque nesse mês celebra-se o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.

O objetivo do Fórum é debater e elaborar estratégias de resistência e superação do racismo, e através disso trabalhar o empoderamento das mulheres negras para aumentar a participação delas dentro do Partido dos Trabalhadores.

A Secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Karolyne, declarou que a realização do Fórum foi uma decisão tirada durante o Conselho Político com o propósito de ter uma atividade especial com as mulheres negras. “A nossa sociedade é composta em sua maioria por negras e negros e em nosso Partido existe um conjunto de mulheres lutadoras, e nós queremos com esse espaço trabalhar o empoderamento e o protagonismo delas dentro do PT”.

Ela afirmou também que por ser um ano de eleição interna “é importante ter mais mulheres ocupando os espaços de poder, e pensar no próximo ano também, porque a ideia é ter muito mais mulheres disputando as eleições de 2020. A gente lançou na última eleição o Elas por Elas Mulheres Negras e precisamos continuar fortalecendo esse protagonismo nos espaços de poder dentro e fora do Partido”.

O Secretário Nacional de Combate ao Racismo do PT, Martvs Chagas, explicou que o Brasil ainda possui grandes níveis de desigualdade, e por isso a importância desse tipo de evento que permite discutir e pensar medidas de enfrentamento ao racismo e machismo presente na sociedade.

“As mulheres negras petistas sempre estiveram na linha de frente de todas as lutas democráticas no Brasil, todavia, essa presença não se materializa em visibilidade pública ou política. Vejo o Fórum como um instrumento para que possamos mudar essa realidade dentro e fora do partido”, afirmou Martvs.

Para o Secretário, é imprescindível “dar às mulheres negras petistas o seu devido reconhecimento pela contribuição inequívoca com a democracia e colaborar para o protagonismo público de suas lutas, tanto para as disputas eleitorais que se avizinham, quanto para uma maior presença nos cargos de direção do PT. Em síntese o que queremos é mais mulheres negras na política”.

O encontro terá etapas estaduais que acontecerão de 10 de junho a 7 de julho, onde serão retiradas delegadas para participar do Fórum Nacional.

Confira os Informes para as Secretarias Estaduais

Da Redação da Agência PT de Notícias