Gleisi e Haddad visitam militantes em greve de fome e levam mensagem de força

Gleisi Hoffmann e Fernando Haddad fizeram uma visita em apoio, solidariedade e reconhecimento aos grevistas do Ato Extremo por Justiça, em Brasília

Ricardo Stuckert

Fernando Haddad, Gleisi Hoffmann e parlamentares em visita aos grevistas do Ato Extremo

A Presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann e o ex-prefeito, Fernando Haddad visitaram nesta quarta-feira (15), junto com uma comissão do Partido dos Trabalhadores, os grevistas do Ato Extremo por Justiça, em Brasília.

No 16º dia de greve, os grevistas continuam resistindo pela liberdade de Lula, o direito dele ser candidato, a recuperação da soberania do povo brasileiro e contra a volta do país ao mapa da fome.

Gleisi falou sobre a emoção que sentiu em visitar e poder levar apoio aos grevistas. “Eu queria deixar a nossa solidariedade, a nossa gratidão, e sobretudo o nosso reconhecimento por esse ato, que é um ato radical sim, de luta, um ato de pessoas tão corajosas que colocam em risco a própria vida pra chamar atenção para uma injustiça, a injustiça dos desmontes do povo e de Lula preso”.

Gleisi cumprimenta militante

Ela também reforçou sobre o dia histórico que o Brasil está vivendo, o dia em que Lula será registrado como candidato à Presidência da República e afirmou “que isso coroa um pedaço da nossa caminhada de resistência e de luta, porque nós não vamos deixar de lutar por Lula, não vamos deixar de lutar pelo povo brasileiro e nem por aqueles que hoje fazem greve de fome por um Brasil melhor”.

Fernando Haddad relembrou uma fala do Frei Sérgio sobre os grevistas. “Pode nos faltar alimento, mas do ponto de vista espiritual nós estamos mais fortes para continuar essa luta a favor da liberdade do Lula, da inocência de Lula e da recondução do Lula à Presidência da República”.

Haddad fez questão de dizer que levou para a visita a palavra do ex-presidente de solidariedade e carinho àqueles que estão realizando um ato tão extremo em favor de um bem maior. “Lula também está em uma situação de agonia mas com força para que o povo possa recuperar sua força e sua voz”.

Haddad cumprimenta militante

Haddad reafirma também a importância dessa quarta-feira (15), não só pela visita aos grevistas mas principalmente porque “passamos uma longa travessia sobre a liderança da Gleisi e chegamos unidos aqui para registro de uma chapa. O Lula expressa um desejo de transformação, de resgate da soberania e da trajetória de desenvolvimento que nós tínhamos e teremos a partir de janeiro do ano que vem, e eu tenho certeza que a maioria da população comunga com esse espírito de conduzi-lo a Presidência da República”.

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) também esteve presente na visita e falou com felicidade sobre esse dia 15. “Eles diziam que a gente não ia conseguir e hoje estamos aqui para registrar o Lula, e saímos com a convicção de que vamos lutar para conseguir o que o povo brasileiro quer: voltar a eleger Lula presidente”.

Avaliação Médica

O médico Ronald Selle Wolf que vem acompanhando o ato extremo falou sobre a seriedade da situação dos grevistas, que já se encontram bastante debilitados por conta dos 16 dias sem ingestão de alimentos. “Eles estão consumindo as próprias reservas, não só de gordura, mas também de proteína, que é a musculatura, por isso eles apresentam muita dor muscular, dor de cabeça, episódios de diminuição da temperatura corporal e desidratação. Tem grevistas que já perderam mais de 10kg, o que é muito preocupante”.

Ronald mostrou grande preocupação com a saúde dos militantes “Fizemos exames laboratoriais e amanhã teremos o resultado pra saber se eles vão conseguir continuar na greve da mesma forma”

Ele reforçou também o compromisso que a rede de médicos e médicas populares tem e a disposição para ajudar no controle e acompanhamento da saúde dos grevistas.

Por Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast