Humberto pede ao MP que investigue nova denúncia contra crimes de Bolsonaro na pandemia

Senador pediu a abertura de investigação contra o ex-presidente após reportagem da Folha de S. Paulo mostrar que Bolsonaro manteve postura negacionista mesmo com alertas de seu governo para a gravidade da Covid-19

Reprodução/TvPT

Senador Humberto Costa (PT-PE)

O senador Humberto Costa (PT-PE) acionou nesta sexta-feira (28/7) o Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) e o Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) solicitando, de ambos, a abertura de investigação do ex-presidente Jair Bolsonaro com base em revelações trazidas pelo jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com a reportagem, Bolsonaro ignorou mais de mil relatórios produzidos pela área de inteligência com alertas sobre a seriedade da crise sanitária promovida pelo avanço da Covid-19.

Os elementos apresentados pela reportagem, aponta o senador Humberto Costa, consolidam os indícios da prática de atos de improbidade administrativa que geraram prejuízo ao erário público, além das possíveis infrações criminais dolosas praticadas por ex-presidente e assessores que ignoraram os alertas e orientações recebidos.

“Inadmissível que mesmo tendo Jair Bolsonaro recebido de órgãos de Estado alertas e orientações sobre a preocupante e mortífera pandemia da Covid-19, simplesmente as ignorou solenemente, com ações e omissões deliberadas, gerando sem dúvida alguns milhares de mortes e agravos à saúde dos brasileiros”, destaca Humberto Costa em trecho das ações.

Além disso, lembra o senador, Bolsonaro também determinou a compra e indicou, como se fosse profissional da saúde, medicamentos ineficazes contra a doença, como a hidroxicloroquina.

“A publicação da matéria jornalística deixa claro, devidamente alertado por órgãos estatais, de que Bolsonaro agiu deliberadamente e com dolo de provocar danos à saúde da população brasileira e por consequência danos expressivos ao erário público”, enfatiza o senador.

Do PT Senado

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast