Impacto da carestia de Bolsonaro faz trabalhadores aderirem à marmita

Pesquisa aponta que 65% dos brasileiros e brasileiros deixaram de almoçar em restaurantes e passaram a levar comida de casa para o trabalho

Nathalia Marangoni

Impacto da carestia no país faz trabalhadores aderirem à marmita

Diante da carestia dos alimentos no país, trabalhadores e trabalhadoras tiveram de optar pela marmita ao invés do almoço em restaurantes. Uma pesquisa da Sodexo Benefícios e Incentivos aponta que para enfrentar o avanço da inflação promovida por Bolsonaro, a solução encontrada foi levar comida de casa para o trabalho.

Pelo menos 65% dos entrevistados pela Sodexo disseram que está caro almoçar fora de casa e que a marmita foi a alternativa encontrada para driblar a inflação dos alimentos.

O percentual dos marmiteiros representa mais que o dobro em relação a 2019, antes da pandemia da Covid-19. Conforme a pesquisa, o valor do almoço fora de casa custa em média R$ 40,64 e pesa no bolso do povo brasileiro.

Outro dado do estudo é que o prato feito, conhecido como PF, virou a opção para 17% dos trabalhadores e os restaurantes ainda são alternativa para 14% das pessoas entrevistadas.

Em entrevista ao G1, o diretor de Relações de Relações Institucionais e de Responsabilidade Corporativa da Sodexo Benefícios e Incentivos, Willian Tadeu Gil, afirma que “o cenário inflacionário desafiador atinge diretamente o setor de alimentos e, consequentemente, o bolso do trabalhador brasileiro, que passou a desembolsar do próprio bolso 9 dias do orçamento para as refeições fora de casa”.