Lideranças petistas apostam em testagem para conter a Covid-19

Administração petista investe em testagem desde o início da pandemia; em Minas, o deputado Betão apresenta projeto para obrigar o governo estadual a fazer testes em massa na população

A Prefeitura de São Leopoldo-RS, cidade da região metropolitana de Porto Alegre, abriu um cadastro especial para testagem de coronavírus em mototaxistas, taxistas e motoristas de aplicativo. Já foram cadastrados 200 profissionais e os testes são aplicados sem que haja prejuízo para o restante da população.

São Leopoldo é administrada pela terceira vez pelo petista Ary Vanazzi, que concorre à reeleição. A cidade investiu na testagem dos moradores desde o início da pandemia de Covid-19 e mais de 10% da população já foi testada, com parceria inclusive com laboratórios particulares e credenciamento do laboratório municipal.

Segundo a prefeitura, a proposta de aplicar o teste nesta categoria profissional é pelo alto risco de contaminação a que são expostos e que também podem infectar usuários.

Depois dos motoristas, funcionários da área de gastronomia local podem ser os próximos a serem cadastrados, a pedido de entidades representativas da categoria.

São Leopoldo dá um bom exemplo de enfrentamento da pandemia. Na cidade gaúcha, que tem 236 mil moradores, já foram aplicados 24.133 testes e identificados 7.047 casos positivos.

Também administrada pelo PT, a cidade de Araraquara é outro exemplo da aplicação de testes para combater a Covid-19.

Projeto de Lei da Comissão de Educação exige que governo de Minas realize, quinzenalmente, testagem em massa para toda a…

Julkaissut Betão Torstaina 22. lokakuuta 2020

Petista quer testagem em massa em MG

O deputado estadual Betão (PT) apresentou o Projeto de Lei n° 2.229/2020 que obriga o Estado de Minas Gerais a realizar testes em massa para identificar a Covid-19 de maneira periódica, a cada 15 dias, em toda a população, tendo como prioridade os profissionais de saúde da rede pública e privada e os profissionais que atuam na linha de frente das medidas de combate à pandemia no Estado.

A matéria apresentada pelo parlamentar petista ocorre justamente no momento em que o Ministério da Saúde anunciou a redução de 11,5% da realização de testes diagnósticos de Covid-19 na passagem de agosto para setembro,

“Os dados em Minas são alarmantes não há nada a se comemorar. Além desse anúncio preocupante da redução de testes, vimos a clara politização do uso da vacina por Bolsonaro que não se preocupa com a saúde dos brasileiros. Em Minas não tem sido diferente, e por isso, temos que ter leis que garantam o atendimento à população e que façam os testes porque são eles que vão identificar quem está contaminado ou não”, adianta Betão.

Segundo o PL, também devem ser testados trabalhadores cujo locais de trabalho concentrem grandes números de funcionários, além de idosos, pessoas do grupo de risco, pessoas com doenças respiratórias, crônicas, baixa imunidade, ou outro tipo de enfermidade que favorece o contágio.

Garantir testagem pelo SUS

Em seu Plano de Reconstrução e Transformação do Brasil, o PT denunciou a testagem insuficiente feita pelo governo federal. “Cresce absurdamente o número de mortes pela Covid-19 e o Brasil já é o segundo do mundo em óbitos, sem comando, sem controle, sem coordenação e sem amparo para o povo”, advertiu o partido. “Um trágico segundo lugar que pode estar mascarado pela testagem insuficiente, pela subnotificação e, agora, pela falsificação dos dados”, alertou.

Na Câmara e no Senado existem várias propostas que tratam da realização de testes para a Covid-19, além de outras ações por parte de parlamentares da oposição para garantir a testagem de um número mais amplo da população brasileira.

No início de outubro, o deputado Rubens Otoni (PT-GO) chegou a apresentar uma representação ao Ministério com testes para a Covid-19, na Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, para garantir o abastecimento dos testes na rede de saúde pública em todos os municípios.

Segundo Otoni, inúmeros municípios sequer receberam testes, outros tantos em quantidade ínfima, o que permite apenas a testagem em casos extremos. O deputado explicou que a gestão do SUS é compartilhada por todos os entes federados e que a União tem a responsabilidade de garantir a testagem maciça da população.

“Já temos a rede de saúde organizada e instalada nos municípios, os testes precisam chegar a essas unidades de saúde que poderão de imediato começar o trabalho. Para garantir a universalidade na cobertura e atendimento é preciso testagem ampla e suficiente para os indivíduos com suspeita de contaminação”, afirma o petista.

Da Redação, com assessorias