Lula desmente fake news bolsonarista sobre MEI

Campanha de Bolsonaro espalha mentira de que Lula pretende acabar com a categoria do microempreendedor individual (MEI). A fake news não faz nenhum sentido: foi Lula quem criou o MEI e o Super Simples

Ricardo Stuckert

Lula no debate da Globo. Após ser derrotado no embate, Bolsonaro apela para mentiras (foto: Ricardo Stuckert)

Lula alertou, neste sábado (29), em São Paulo, que a campanha de Jair Bolsonaro continua apelando para fake news. Os bolsonaristas estão espalhando a mentira de que Lula pretende acabar com o MEI (microempreendedor individual). 

O ex-presidente explicou que, no debate da sexta-feira, ele criticou Bolsonaro por ter mudado a forma de calcular o número de empregos criados no Brasil. Para melhorar seus números, o governo Bolsonaro passou a contar os MEIs como trabalhadores com carteira assinada. 

“Eu disse que ele estava errado, que ele não podia colocar o MEI nessa relação entre empregado e empregador. E, agora eles estão nas redes sociais dizendo que eu quero acabar com o MEI”, disse Lula.

Além de mentirosa, a afirmação dos bolsonaristas não faz o menor sentido. Afinal, foi Lula quem criou o MEI, assim como a Lei da Micro e Pequena Empresa e o Super Simples. Todas medidas que melhoraram muito a vida dos pequenos empresários.

“Não consigo conceber como é que alguém disputa uma eleição mentindo descaradamente a campanha inteira. Um cidadão desses, descontrolado, não tem condições psíquicas para governar um país do tamanho do Brasil”, criticou Lula.

“Se Deus ajudar e eu voltar a ser presidente, vamos fazer o país voltar à normalidade. Vamos reconstruir tudo aquilo que tínhamos feito e estava dando certo”, completou.

Lula fez o desmentido em entrevista a jornalistas pouco antes de sair em caminhada pela região da Avenida Paulista, em São Paulo. 

Ele estava acompanhado do candidato a vice em sua chapa, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB); do candidato a governador e ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT); da ex-ministra do Meio Ambiente e deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP), da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) e do ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica, além da esposa, Janja da Silva.

Brasil isolado do mundo

À imprensa, Lula disse também que o Brasil precisa ser reconstruído e merece um presidente que garanta, além de previsibilidade, estabilidade jurídica, política e social.

“As pessoas não podem ser pegas de surpresa com ofensas e desacatos (vindos do presidente da República)”, disse Lula. Para ele, o comportamento e as políticas destrutivas de Jair Bolsonaro fizeram com que o Brasil acabasse isolado do resto do mundo, o que é ruim tanto politicamente quanto economicamente.

“Bolsonaro não tem relação internacional e ainda faz questão de brigar com os países vizinhos”, lamentou Lula, que pretende, caso seja eleito, fazer uma viagem para “restabelecer nossas relações com a querida América do Sul, com os Estados Unidos, com a União Europeia, com a China”.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast