Luta contra a Covid: Wellington é premiado por servidores da Fiocruz

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), recebeu o Prêmio Sergio Arouca pelo trabalho desempenhado no enfrentamento à pandemia de Covid-19

Foto: Wanezza Soares

O governador Wellington Dias

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), foi homenageado nesta segunda-feira (13), no Rio de Janeiro, por seu trabalho no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Também presidente do Consórcio Nordeste e coordenador da Área de Vacinas no Fórum de Governadores, Dias recebeu o Prêmio Sérgio Arouca de Saude e Cidadania, concedido anualmente pelos servidores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Dessa forma, Dias tem seu esforço reconhecido pelos profissionais que atuam em uma das principais instituições de pesquisa do Brasil. Ao longo da pandemia, a FioCruz, embora alvo de ataques de Jair Bolsonaro, não deixou de cumprir seu papel de acompanhar atentamente a evolução da doença no país e produziu, em parceria com a Astrazeneca, do Reino Unido, mais de 100 milhões de doses de vacinas.

“Recebi o prêmio por minha atuação como coordenador da temática de vacinação contra a Covid-19 e enfrentamento à pandemia no Fórum Nacional de Governadores e como presidente do Consórcio Nordeste em meio à crise da Covid-19. Mas compartilho essa honra com meus colegas governadores que me escolheram como representante nessa temática, a todas as câmaras técnicas do Consórcio Nordeste e todos os amigos brasileiros e especialmente piauienses”, afirmou Dias, pelo Twitter. “Ainda não vencemos a Covid-19, mas contem sempre com minha determinação e força para enfrentá-la”, completou.

Diante de um presidente que trabalhava pela disseminação do vírus e se recusou a coordenar um enfrentamento nacional à pandemia, coube aos governadores articularem uma resposta baseada em evidências científicas. Além de cobrar maior agilidade do Ministério da Saúde na vacinação, Dias, como presidente do Consórcio Nordeste, ajudou na implementação de diversas iniciativas para proteger a população.

As ações evitaram muitas mortes. Como lembrou o site Rede Brasil Atual, artigo publicado pelo professor de medicina Sergio Rezende, coordenador do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, mostrou que, embora a região abrigue 27,5% da população brasileira, ela registro menos de 20% das mortes por Covid-19 no país. Além disso, todos os estados nordestinos têm menos óbitos que a média nacional.

O Prêmio Sergio Arouca

Criado em 2004 pelo Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (Asfoc-SN) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o prêmio Sergio Arouca tem como objetivo preservar a obra e memória do sanitarista que dá nome à honraria.

Falecido em 2003, Arouca é reconhecido por sua produção científica e liderança conquistada na construção do Sistema Único de Saúde (SUS). A premiação também visa valorizar ações da sociedade em prol da garantia de direitos e bem-estar social.