Marcha da Panela Vazia volta a ocorrer neste sábado, em São Paulo

Convocado pelo PT de São Paulo, protesto tem início às 13h30, na Praça da Igreja Santa Ângela, na Vila Morais. Haverá arrecadação de alimentos para distribuição aos moradores da região

Site do PT

Fome voltou a assolar o Brasil

A população de São Paulo volta a protestar contra a fome neste sábado (27), com a realização de mais uma Marcha da Panela Vazia. Convocado pelo Diretório Zonal do PT Saúde de São Paulo, o protesto tem início às 13h30, na Praça da Igreja Santa Ângela, na Vila Morais. Também serão arrecadados alimentos para distribuição aos moradores da região.

Segundo Ana Lúcia, presidente do Diretório Zonal, a marcha servirá de plataforma de diálogo com a população e de denúncia do governo genocida de Bolsonaro.

“Nosso país voltou ao Mapa da Fome, são 50 milhões de brasileiros que de fato não têm o que colocar na panela. A inflação aumentou, os preços dos alimentos estão pela hora da morte”, critica a dirigente. “É insuportável a situação dos mais pobres no nosso país, que hoje precisam comprar carcaça para apenas sentir o cheiro da carne, uma situação absolutamente indigna”, completa.

Heliópolis marchou na quarta-feira

Esta é a segunda manifestação do tipo na capital paulista em menos de uma semana. Na noite de quarta-feira (24), moradores de Heliópolis, maior favela de São Paulo, foram às ruas munidos de panelas, velas e faixas, entoando palavras de ordem contra o governo e por comida no prato.  e Associação Nova Heliópolis (Associação dos Moradores de Heliópolis e Ipiranga). O protesto foi encerrado na Igreja Santa Edwiges em um ato ecumênico.

Quem tem fome tem pressa”, clamou Antonia Cleide Alves, presidente da União de Núcleos e Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (Unas), uma das entidades organizadores do ato. “Queremos uma política de inclusão social, e não um programa que acabe depois da eleição ano que vem”, afirmou, em crítica direta ao Auxílio Brasil, o programa de Bolsonaro criado para destruir as políticas integradas de inclusão do Bolsa Família e tentar salvar sua reeleição.

A volta da fome

De acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar, 19 milhões de brasileiros sofrem por insegurança alimentar grave, enquanto mais da metade da população – cerca de 112 milhões – passa por algum tipo de privação quando se trata de segurança alimentar.

“O país vive hoje um aumento assustador da pobreza, da miséria e da fome, num quadro de crise econômica, desemprego, inflação e alta no preço dos alimentos, dentre outros”, lamentou o ex-ministro doDesenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, em artigo para o PT Nacional.

“Cenas recentes, como as de pessoas catando ossos e pedaços descartáveis de carnes nos supermercados, são a face mais dramática dessa situação que atinge muitos brasileiros, em diferentes medidas”, escreveu Ananias.