Marisa Letícia, sempre PRESENTE!

No último dia 03 de fevereiro fizeram 3 anos da morte precoce de Dona Marisa Letícia, a primeira estrela do PT.

Reprodução TVT

Passeata em apoio aos sindicalistas presos em 1980 . As mulheres dos dirigentes sindicais seguiram juntas, de braços dados, na linha de frente da caminhada.

Dona Marisa foi uma militante de papel único na história do PT e da política brasileira. Esposa do presidente Lula, Marisa foi muito a principal conselheira de Luís Inácio durante os anos de sindicalista, deputado e presidente.

A dona de casa, que se apaixonou pelo metalúrgico quando ele era apenas secretário do Sindicato dos Metalúrgicos, viu sua vida e a do Partido dos Trabalhadores se cruzarem e juntas ajudarem a definir os rumos do Brasil por diversas vezes.

Camilo Vannuchi, escritor da biografia póstuma de Dona Marisa Letícia, diz que o papel dela no PT e nos governos Lula era central.

“A Marisa foi a principal conselheira do Lula nesses 40 anos de relacionamento. Há episódios em que o Lula saía de alguma reunião, fosse no PT, no Planalto ou no Instituto [Lula] com uma decisão tomada, mas que no dia seguinte, voltava tendo mudado de ideia por coisas que eles conversavam à noite”, disse ele em entrevista ao Opera Mundi.

A eterna primeira-dama nos deixou em 2017, vítima de um AVC, que na opinião de Vannuchi, teve muita influência da Lava Jato e toda a perseguição que sua família sofreu.

“Ela passou a fumar mais, comer mal, beber um pouco mais. Um mês antes de ela ter o AVC, ela estava bastante ansiosa, falando ‘não deixem fazer o que eles estão fazendo com minha família’. Então a sensação que eu tenho como biógrafo é que [a Lava Jato] teve influência sim”, conta Camilo.

Marisa Letícia será para sempre um exemplo as petistas de força, lealdade e coragem, não só ao marido e a família, mas também à política, a luta do povo brasileiro e ao Partido dos Trabalhadores.

Nádia Garcia, Agência Todas.