Mulheres debatem cultura, arte e poder no Festival Elas por Elas

Mesas, oficinas, desfiles, debates e diversas atrações artísticas compõem o Festival Elas por Elas que acontece até este domingo (04), em Natal, no Rio Grande do Norte

Thiane Araújo

Festival Elas por Elas

A cultura tem um poder transformador para a sociedade e pode ser importante instrumento para emancipação das mulheres. Essa foi a conclusão da mesa temática Mulher, Cultura, Arte e Poder, que deu início às atividades do Festival Elas por Elas neste sábado (03), em  Natal, Rio Grande do Norte.

O debate contou com a participação da deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), das artistas Cyda Baú, Guta Stresser e Dorina Barros e da secretária de Cultura de Maricá, Andrea Cunha. Todas elas relataram suas experiências pessoais, encorajando outras mulheres a seguirem seus sonhos.

Em sua fala, Andrea Cunha destaca a resistência das mulheres que cumprem uma jornada tripla de trabalho, cuidam da casa, dos filhos, do trabalho. Ela ressalta o poder transformador que elas têm: “a força de união das mulheres faz com que possamos todos os dias – no nosso cotidiano, trabalho e expressão – mostrar para a sociedade que temos direitos iguais”.

Nesse sentido, a atriz Guta Stresser conclama todas as mulheres a “se jogarem em suas escolhas, porque é através delas que serão empoderadas”. Ela ainda fez um pedido: “não aceitem que homem nenhum diga qual deveria ser o seu lugar”.

Neste processo, é preciso que as mulheres apoiem uma as outras, segundo pontuam Doriana Barros e Cyda Baú. “Temos que ouvir a nós, mulheres. Nós temos muito o que dizer”, pede Doriana. Sua fala vai ao encontro do que disse Cyda Baú ao encerrar seu discurso: “Vamos cuidar mais de nós, nos ouvir mais, atentar umas com as outras para sairmos fortalecidas deste festival”.

Benedita da Silva, Cyda Baú e Doriana Barros no Festival Elas por Elas

Por sua vez, a deputada federal Benedita da Silva, amplia esse conceito ao afirmar que “o nosso papel neste momento é fazer com que todas as nossas companheiras estejam nos espaços de decisão do país”. E complementa: “a democracia brasileira está em jogo. E a democracia é feminina. Ferramenta sem a qual não teremos a liberdade e possibilidade de realização dos nossos sonhos”.

Lula livre

O pedido pela liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva perpassou todas as falas da mesa por tudo que ele representa para o povo brasileiro, inclusive no desenvolvimento da cultura. Sem ele, a democracia brasileira está ameaçada, conforme avaliou a deputada federal Benedita da Silva.

“Tenho fé de estar com Lula no próximo Festival Elas por Elas. De estar com Lula nas praças, nas caravanas porque não teremos democracia enquanto Luiz Inácio Lula da Silva estiver preso”, bradou a deputada.

A injustiça contra o ex-presidente também foi lamentada pela atriz curitibana Guta Stresser. “Fico muito triste por Curitiba ficar manchada na história por ser a cidade da prisão do nosso presidente, o melhor presidente que esse país já teve, Luiz Inácio Lula da Silva”.

Já a triz e cantora Cyda Baú destacou o que Lula representou em sua vida e carreira. “O ano que passei no vestibular para, foi o ano que Lula entrou pela primeira vez no Governo. Esse homem me deu muita força. Eu estava sozinha no Rio de Janeiro e tinha um sonho. Eu queria estudar, atuar, escrever uma peça. E queria, sobretudo, de falar sobre mim, enquanto mulher negra, falar sobre nós”.

Festival Elas por Elas

O festival teve início nesta sexta-feira (02), com uma mesa de abertura sobre a participação das mulheres na política e empoderamento feminino. Até domingo (04) atrações culturais de mais de 20 estados brasileiros vão passar pelo evento. A programação conta ainda com uma série de oficinas, mesas, debates e shows.

Para selecionar as atrações culturais, foram realizadas etapas estaduais do festival Elas por Elas em todo país. Foram escolhidas representantes nas categorias música, teatro, gastronomia e artesanato. A expectativa é de que mais de 600 mulheres representem seus estados na etapa nacional.

O evento é uma parceria entre as secretarias nacionais de Mulheres e de Cultura do Partido dos Trabalhadores. O objetivo é debater a participação das mulheres na política e promover o empoderamento feminino unindo as diversas expressões e formas de resistência que caracterizam o Brasil.

Confira a programação completa

Da Redação da Secretaria Nacional de Mulheres do PT