PT repudia conduta autoritária da Fundação Palmares

As Secretarias Nacionais de Mulheres e de Combate ao Racismo do PT repudia a conduta autoritária e a tentativa de apagamento da memória de importantes narrativas do povo negro pelo atual governo.

Site do PT

Nota do PT

As Secretarias Nacionais de Mulheres e de Combate ao Racismo do PT vêm a público externar seu repúdio a conduta autoritária e a tentativa de apagamento da memória de importantes narrativas do povo negro pelo atual governo, desta vez usando a Fundação Cultural Palmares (FCP), órgão nascido junto a redemocratização do Brasil e símbolo da resistência do povo negro.

No último dia 30 de setembro, o atual presidente da FCP anunciou a retirada do nome da Deputadas Federal Benedita da Silva da lista de personalidades negras da Fundação, deste modo Benedita figura ao Lado de Nelson Mandela e Zumbi dos Palmares que também foram retirados da lista.

Benedita é atualmente uma das principais candidatas na disputa eleitoral a prefeitura do Rio de Janeiro, de modo que este ato em meio ao processo eleitoral representa mais uma vez o uso da máquina pública para desgastar a imagem de quem se demonstrou a principal adversária política nesta disputa.

Ressalta-se que Benedita da Silva já tem seu nome gravado na história do país, pois sua luta e trajetória no movimento negro, de mulheres e no partido a levaram a ser a primeira mulher negra a ocupar os mais altos cargos eletivos como ser a primeira mulher negra a ser vereadora negra da cidade do Rio de Janeiro, primeira Deputada Federal constituinte, Senadora e governadora negra. Além disso foi a autora do projeto que institui o 20 de novembro como dia da Consciência Negra.

Deste modo nos manifestamos pela urgência da demissão do atual Presidente e pelo restabelecimento do papel histórico da FCP na defesa e preservação da cultura e memória do povo negro.

São Paulo, 1° de outubro de 2020

Anne Moura
Secretária Nacional de Mulheres do PT

Martvs das Chagas
Secretário Nacional de Combate ao Racismo

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast