Elas por Elas

Nota em apoio à Secretária de Saúde de Araraquara, Eliana Honnain, e em defesa das medidas adotadas pelo Prefeito Edinho Silva

Defender a vida deve ser prioridade!

O Brasil ultrapassou o absurdo número de 300 mil mortes por Covid-19 e três brasileiros perdem a vida a cada dois minutos. São milhares de vidas perdidas e famílias em luto pelo descaso do governo Bolsonaro, que de forma irresponsável tem sido incapaz de garantir a coordenação nacional do SUS e liderar os esforços necessários para o enfrentamento da pandemia. Este é um governo que se pauta por ações e mensagens de desrespeito às medidas protetivas apontadas pela comunidade científica como essenciais para a prevenção do avanço da pandemia e o controle da aceleração do número de casos graves e óbitos.

Frente a esse enorme desafio, gestores estaduais e municipais assumiram solitariamente o comando das ações e têm proposto iniciativas, que estão dando certo em outros países e que são recomendadas pela OMS, bem como pela comunidade científica nacional e internacional. O ponto central é a defesa da vida, buscando diminuir a contaminação e os óbitos pela Covid-19, de modo a enfrentar a saturação do sistema de saúde.

A Prefeitura de Araraquara (SP), sob gestão do prefeito Edinho Silva, do Partido dos Trabalhadores, tem se destacado desde o início da pandemia, em março de 2020, pela coragem em adotar medidas necessárias, pautadas pelo compromisso com a defesa da vida acima dos interesses políticos e econômicos.

A secretária municipal de saúde, Eliana Honnain, profissional experiente e respeitada, tem estado à frente da condução técnica deste processo de forma incansável e competente, condizente com sua longa e qualificada experiência como gestora pública no SUS. A necessária decretação do lockdown em Araraquara tem ajudado a diminuir significativamente a taxa de transmissão, o número de casos graves, os óbitos e a saturação dos serviços de saúde (públicos e privados) no município. Após esse ato, todavia, Eliana Honnain foi alvo de graves ameaças, com incitação de extremistas bolsonaristas a agressões físicas. Fizeram ameaças explícitas à sua vida e convocaram pelas redes sociais até o bloqueio da rua onde reside.

O fascismo, a intolerância e o negacionismo, que se apresentam agora em sua face mais virulenta, de forma nua e crua, para além de desrespeitar as vidas dos brasileiros, passam a ameaçar aqueles que ousam exercer suas funções de forma correta, fundamentada na ciência e em prol do interesse público e da preservação da vida.

À crueldade e ao genocídio praticados pelo governo Bolsonaro associam-se agora táticas intimidatórias e ameaças explícitas de violência, como as que foram recentemente dirigidas ao presidente Lula.

Viemos a público repudiar esses e quaisquer outros atos de violência e intimidação e solicitar das autoridades a imediata investigação e punição dos responsáveis. Reafirmamos, assim, o compromisso do Partido dos Trabalhadores com a defesa da vida e da democracia!

Manifestamos nossa irrestrita solidariedade ao Prefeito Edinho e a Eliana Honnain!
E nosso reconhecimento a todos os gestores e trabalhadores municipais e estaduais de saúde que lutam incansavelmente contra a pandemia da Covid-19.

Secretaria Nacional de Assuntos Institucionais do PT – SNAI PT
Secretaria Nacional de Mulheres do PT – SNMPT
Setorial Nacional de Saúde – PT
Conselho Político da Secretaria Nacional de Assuntos Institucionais do PT – SNAI PT
Núcleo de Acompanhamento de Políticas Publicas – NAPP-Saúde

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast