Pará vai receber R$ 75,2 bilhões em obras e serviços com Novo PAC

Ao Jornal PT Brasil, deputada federal Dilvanda Faro (PT-PA) falou sobre o impacto positivo das ações do governo Lula e ressaltou que as obras fortalecem a região, que depende da agricultura familiar

Reprodução

Dilvanda Faro defende a inclusão da agricultura familiar nas obras do PAC no estado

A melhoria da qualidade de vida da população paraense está garantida com o Novo PAC do governo Lula. Com R$ 75,2 bilhões, o Estado do Pará receberá obras e serviços de uma parceria entre o governo federal, governo paraense, municípios, setor privado e movimentos sociais.

Ao Jornal PT Brasil, na manhã desta segunda-feira (21), a deputada federal Dilvanda Faro (PT-PA) ressaltou o impacto positivo do programa na região. A parlamentar citou a pavimentação da BR-308 como uma obra de extrema importância para o estado, dependente da agricultura familiar, e demonstrou preocupação em não agredir o meio ambiente com as obras de infraestrutura.

“É muito importante que a agricultura familiar esteja dentro das obras de pavimentação, afirmou a deputada. “O presidente está olhando com muito carinho, o nosso governador também está fazendo parte de todas as discussões, as principais liderança e as entidades que defendem o meio ambiente”.

No conjunto de obras do Novo PAC, as estradas mais importantes para o Pará serão contempladas, como a Ponte sobre o Rio Xingu BR-230; a BR 316, que será duplicada (Castanhal – Trevo de Salinas); a BR-308, que será pavimentada (Viseu – Bragança), e o Pedral do Lourenço, que passará pelo processo de retirada de pedras com a derrocagem. Além disso, o programa também investirá em moradias do Minha Casa, Minha Vida.

Leia mais: Conheça o Novo PAC, criado para o Brasil crescer de forma sustentável

COP 30

A parlamentar também destacou os avanços do Estado por sediar a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), em novembro de 2025, em Belém (PA).

“Nós estamos com a COP 30 já. A COP 30 em 2025, e isso é muito importante porque a gente está avançando, desenvolvendo o estado cada vez mais. Nós estamos recebendo o que nós vamos fazer de obras sem atingir, tanto, o meio ambiente. Então, isso é muito importante para nosso estado”.

A COP reúne anualmente lideranças mundiais para debater soluções para conter o aquecimento global e criar alternativas sustentáveis para a vida na Terra.

Ouça a entrevista da deputada:

Confira o detalhamento das obras no Pará

A partir de setembro, com o Novo PAC, o governo Lula vai lançar editais que somam R$ 136 bilhões para a seleção de outros projetos prioritários de estados e municípios nas seguintes áreas:

Cidades: urbanização de favelas, abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos, mobilidade urbana e prevenção a desastres naturais;

Saúde: UBSs, policlínicas e maternidades;

Educação: creches, escolas e ônibus escolares;

Cultura: CEUs da cultura e projetos de patrimônio histórico;

Esporte: espaços esportivos comunitários.

O Novo PAC vai investir cerca de R$ 1,7 trilhão em todos os estados do Brasil, sendo mais de R$ 1,3 trilhão até 2026 e mais de R$ 300 bilhões pós 2026.

Organizado em Medidas Institucionais e em nove Eixos de Investimento, o programa é articulado por atos normativos de gestão e de planejamento que contribuem para a expansão sustentada de investimentos públicos e privados no Brasil.

Ouça o boletim da Rádio PT sobre o investimento do Novo PAC no Pará:

Leia mais: Rui Costa: Novo PAC terá “monitoramento forte” para evitar paralisação de obras

Da Redação, com informações Planalto