Perseu Abramo cria Observatório da Crise do Coronavírus

Iniciativa se propõe a ser espaço aberto, democrático, não partidário, eficaz e útil para brasileiras e brasileiros dedicados à travessia e superação do grave momento que vivemos

Paulo Pinto

Aloizio Mercadante: "A crise sanitária decorrente da pandemia do coronavírus é agravada no Brasil pela omissão e atuação criminosa do governo Bolsonaro"

A Fundação Perseu Abramo lançou o Observatório da Crise do Coronavírus para agregar informações e conteúdo sobre a crise do coronavírus. Segundo Aloizio Mercadante, presidente da FPA, a ideia é reunir em um repositório acessível, dinâmico e atualizado, notícias, propostas, iniciativas, políticas, análises e formulações relacionadas ao enfrentamento das crises simultâneas que assolam o Brasil e o mundo. “Queremos pensar e discutir a crise de saúde pública ligada à Covid-19, mas também as crises econômica, política e financeira que se avizinha aceleradamente”, explica Mercadante.

O Observatório vai concentrar debates e troca de informações principalmente sobre os aspectos de saúde pública, economia, trabalho, ciência, tecnologia, inovação, educação e cultura relacionados à crise do coronavírus e seus desdobramentos na sociedade brasileira. “Queremos divulgar as melhores práticas nacionais e internacionais adotadas no combate à pandemia e às suas consequências”, aponta o ex-ministro da Casa Civil e da Educação nos governos Dilma Rousseff.

“É importante atuar como um nó de ampla rede de cientistas, pesquisadores, profissionais e agentes públicos voltada à geração de ideias e ações associadas à superação do quadro emergencial e à reconstrução pós-crises”, explica. 

A crise sanitária decorrente da pandemia do coronavírus é agravada no Brasil pela omissão e atuação criminosa do governo Bolsonaro. O Observatório se soma, assim, ao esforço da sociedade para proteger a vida, garantir emprego e renda e as condições para manter a economia nacional viva.

O Observatório deseja, necessita e demanda contribuições oriundas de todas e todos que possam oferecer depoimentos, estudos, publicações e sugestões de fontes que abordem qualquer dos aspectos relacionados com seus objetivos, que podem ser encaminhados através do e-mail [email protected]

Ainda em construção, o Observatório disporá de aba específica neste portal da FPA, com seções fixas e páginas variáveis, conforme evoluam a coleta de informações e a produção de conhecimento, com acesso amigável e mecanismo de busca.

E, principalmente, o Observatório se propõe a ser um espaço aberto, democrático, não partidário, eficaz e útil para brasileiras e brasileiros dedicados à travessia e superação do grave momento que vivemos.

 

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast