Petistas afirmam que Lula precisa ser solto ainda nesta quarta

Parlamentares da Bancada do PT foram as redes sociais para exigir o cumprimento da decisão do ministro do STF Marco Aurélio Mello

Lula Marques

Parlamentares da Bancada do PT usaram suas redes sociais na tarde desta quarta-feira (19) para comentar a decisão do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a soltura de todos os presos que estão detidos em razão de condenações após a segunda instância da Justiça.

A liminar atendeu a pedido do PCdoB e atinge, inclusive, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem recursos pendentes nos tribunais superiores e poderá ser solto. A defesa do ex-presidente já protocolou pedido de libertação imediata de Lula.

O líder da Oposição na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), considerou que a decisão do ministro Marco Aurélio “restaura o devido processo legal e o Estado Democrático de Direito”. E acrescentou: “Que as bênçãos divinas recaiam sobre o presidente Lula”.

“A decisão do ministro Marco Aurélio reintegra o Brasil ao time de países que respeitam a Constituição e o Estado de Direito!”, destacou o deputado José Mentor (PT-SP), em sua conta no Twitter. Ele ainda ironizou: “Vai ter mais gente na soltura de Lula do que na posse do Bozo”.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) frisou que a decisão de Marco Aurélio contribuiu para “o Brasil voltar ao Estado de Direito, retomando vigência de garantias constitucionais”.

Para a deputada Erika Kokay (PT-DF), a decisão foi “vitória da Justiça, da democracia, da Constituição, do devido processo legal e do Estado Democrático de Direito”. Ela lembrou que Lula é preso político, condenado num processo “farsesco, sem crime e sem prova!”.

O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) disse que espera que essa decisão do ministro Marco Aurélio seja respeitada e que não aconteçam “manobras” para tentar impedir a liberdade de Lula. “Justiça seja feita!”, pediu.  #LulaLivreHoje #LulaLivreJá

Na avaliação do deputado Helder Salomão (PT-ES), a decisão do ministro Marco Aurélio deve valer para todos. “No caso Lula irá corrigir uma aberração jurídica, que foi sua condenação sem provas”, afirmou.

O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) frisou que a prisão de Lula representou uma verdadeira agressão à democracia e jamais será apagada. “Infelizmente, o Brasil já está pagando o preço”. Ele entende que Lula Livre é o certo a se fazer. “Não restam dúvidas de que sua prisão foi política”, completou.

O deputado Valmir Prascidelli (PT-SP) também se manifestou: “Queremos que Lula passe o Natal e o Ano Novo com sua família e com o povo brasileiro”, enfatizou. O deputado Jorge Solla (PT-BA)completou: “Que o presidente Lula possa passar o Natal em família, em casa, com a liberdade que lhe é de direito, pois crime não cometeu”.

A decisão do ministro Marco Aurélio Mello, na avaliação da deputada Margarida Salomão (PT-MG), pode permitir liberdade a Lula. “Em época de crise, impõe-se observar princípios, impõe-se a resistência democrática, a resistência republicana”, escreveu.

O deputado Valmir Assunção (PT-BA) reforçou que, diante da liminar do STF, o PT já peticionou a solicitação de soltura de Lula. O parlamentar lembrou também que, “se não fosse preso político, Lula seria o atual presidente do Brasil!”.

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) disse acreditar em ‘Lula Livre’, após a liminar do ministro Marco Aurélio. “Exigimos a imediata soltura do maior líder político desse País”, defendeu o deputado Marco Maia (PT-RS) em sua conta no Twitter. E o deputado Nilto Tatto (PT-SP) afirma que está na torcida pela liberdade do ex-presidente Lula, preso político há oito meses.

PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast