Petistas comemoram vitória do Partido Socialista em Portugal

Deputados da Bancada do PT na Câmara parabenizaram o Partido Socialista (PS) de Portugal pela vitória alcançada nas eleições legislativas ocorridas ontem (6)

Rafael Marchante (REUTERS)

Vários deputados da Bancada do PT na Câmara parabenizaram, pelo Twitter, o Partido Socialista (PS) de Portugal, do atual primeiro-ministro António Costa, pela vitória alcançada nas eleições legislativas ocorridas ontem (6). O PS ampliou sua presença no legislativo ao obter 36,65% da preferência do eleitorado, o que lhe garantiu 106 das 230 cadeiras do Parlamento.

“Em nome da Bancada do PT na Câmara parabenizo o Partido Socialista de Portugal pela expressiva vitória nas eleições deste domingo! Que Portugal siga seu caminho de crescimento econômico aliado aos princípios da solidariedade e da equidade, que inspira o mundo hoje! ”, disse o líder do partido, deputado Paulo Pimenta (RS).

Em outra mensagem, o petista ressaltou ainda que a vitória da esquerda em Portugal é o prenúncio de outras conquistas do campo popular e democrático que devem ocorrer também na América do Sul. “A vitória da esquerda e do Partido Socialista em Portugal é apenas a primeira do ‘Outubro Vermelho’ por vir! Vamos ganhar na Argentina, Bolívia e Uruguai! ”, afirmou.

O deputado Henrique Fontana (PT-RS) observou que a vitória do PS está alicerçada em bases sólidas. “A boa condução da política econômica em Portugal garantiu a vitória do Partido Socialista nas eleições. Ao contrário do que Bolsonaro faz por aqui, António Costa reverteu cortes nos salários e pensões, ofereceu incentivos às empresas e reduziu o desemprego a 6,3%”, lembrou.

Por não ter alcançado a maioria absoluta para governar sozinho (116 cadeiras), o PS deverá reeditar a “geringonça”, apelido dado pelos adversários a aliança entre partidos de esquerda que sustentou os socialistas no governo de Portugal nos últimos anos.

O clima de festa na esquerda portuguesa contrasta com o desânimo na direita e na extrema direita portuguesa. A principal força de oposição, o Partido Social-Democrata (de centro-direita), obteve 27,90% do total de votos. O resultado garantiu 77 cadeiras ao partido.

Já a extrema-direita, representado pelo Partido Nacional Renovador (PNR), obteve apenas 0,3% dos votos, e não garantiu presença no Parlamento. Nas eleições de 2018 no Brasil, o PNR comemorou a vitória de Jair Bolsonaro, chegando inclusive a espalhar cartazes pelas ruas de várias cidades portuguesas.

Leia outras declarações de parlamentares petistas sobre a vitória do Partido Socialista de Portugal:

Deputada Natália Bonavides (PT-RN) – “Importante vitória do Partido Socialista nas eleições legislativas de Portugal. Tão importante quanto isso foi a derrota da direita e o resultado pífio da extrema direita, que de Portugal apoiou Bolsonaro”.

Deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) – “Foi bonita a festa, ‘ó pá’! Fiquei contente!”, já diria Chico Buarque. Saúdo fortemente a eleição do socialista Antônio Costa em Portugal. Os lusitanos provaram não crer na nova versão do fim da história!”.

Deputado Alexandre Padilha (PT-SP) – “Onda de esquerda. Espanha, hoje Portugal. Na Argentina, Uruguai e Bolívia a esquerda também lidera”.

Deputado José Guimarães (PT-CE) – “O Partido Socialista (PS) venceu as eleições em Portugal. A direita representada pelo PSD sofreu uma derrota histórica e a esquerda se firma como força nacional. A esquerda e a centro esquerda tiraram Portugal do abismo com um novo modelo de desenvolvimento centrado no emprego”.

Deputado Rogério Correia (PT-MG) – “Para comemorar em Portugal a vitória do Partido Socialista! Próxima será Argentina”

Deputado Paulo Teixeira (PT-SP) – “Socialistas vencem as eleições em Portugal e devem reeditar a “Geringonça”.

Deputada Margarida Salomão (PT-MG) – “Parabéns ao Partido Socialista pela espetacular vitória em Portugal! ”.

Por PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast