Pimenta: “ComunicaBR é uma ferramenta de democratização da informação” 

Em entrevista à TvPT, o ministro da Secom, Paulo Pimenta, fala sobre a plataforma que dá transparência às ações do governo Lula, faz um balanço de 2023 e comenta os 44 anos do PT

Reprodução/TvPT

Paulo Pimenta: “2023 foi o ano do plantio, e agora vamos ter uma colheita farta e generosa”

O ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), informou, nesta segunda-feira (29), em entrevista ao Jornal PT Brasil, que a plataforma ComunicaBR já se tornou a página mais acessada do governo federal depois dos sites de serviços.

Lançado em dezembro, o ComunicaBR apresenta, de forma simples, as principais ações do governo federal em cada estado ou cidade do país. Assim, o cidadão fica sabendo, por exemplo, quantos profissionais do Mais Médicos foram destinados ao seu município ou quanto a Prefeitura recebeu para ampliar as vagas de escola em tempo integral (clique aqui para acessar a plataforma). 

“Essa foi uma encomenda do presidente Lula, que quer facilitar, para todas as pessoas, o acesso às informações sobre os investimentos, as obras, as realizações do governo federal em todos os estados e em todas as cidades”, disse o ministro (assista à íntegra da entrevista no vídeo abaixo).

“E o mais interessante é que você pode clicar em cima da informação, e automaticamente ela vira um card que você pode enviar para o grupo da família, postar e ajudar a sociedade a receber informação com credibilidade”, continuou. “É uma grande ferramenta de transparência e de democratização da informação.” 

Pimenta lembrou que o acesso está disponível a todas as pessoas, fazendo com que a plataforma seja também uma ferramenta de fiscalização do uso do dinheiro público. 

“Ninguém melhor para fiscalizar o uso do nosso dinheiro do que o cidadão que está lá na ponta. Então, queremos que a população utilize o ComunicaBR para cobrar os gestores, porque o governo federal repassa muitos recursos para a educação, a saúde, a assistência social, obras”, afirmou.

Primeiro ano do governo Lula

Na entrevista, o ministro também fez uma avaliação do primeiro ano do governo Lula e do papel que vem sendo desempenhado pelo Partido dos Trabalhadores, que, no próximo 10 de fevereiro, comemora 44 anos.

Para Pimenta, o governo Lula, em 2023, superou todas as expectativas. “O presidente foi eleito com os votos de 39% dos eleitores, e a primeira pesquisa deste ano já mostra a aprovação na casa dos 55%. Ou seja, um terço das pessoas que aprovam o governo não votaram no presidente Lula. Isso mostra que estamos conseguindo ampliar o apoio, a aprovação, o respeito da população brasileira pelo nosso jeito de governar”, analisou.

Ele lembrou que, no ano passado, o governo se dedicou a devolver ao povo todos os programas sociais que lhe haviam sido tirados e a recolocar o Brasil no caminho certo. 

“Devolvemos todos os programas sociais em apenas quatro meses e, depois, fomos para o Brasil no Rumo Certo — marco fiscal, mudança na política de preços da Petrobras, início da redução da taxa de juros, o novo salário mínimo, isenção da tabela do IR”, mencionou.

Na sua avaliação, a população percebeu a diferença. “No mês de dezembro, tivemos a capacidade de consumo da população brasileira aumentada em 15%, graças ao aumento da renda e queda no preço dos alimentos. Diziam que o PIB não ia crescer 1%, mas cresceu 3%. Controlamos a inflação, controlamos o dólar, batemos o recorde de balança comercial, temos o maior número de brasileiros e brasileiras com carteira assinada da história”, prosseguiu. 

Por isso, Pimenta acredita que 2024 será, como tem dito Lula, o ano da colheita. “2023 foi o ano do plantio, e agora vamos ter uma colheita farta e generosa”, previu.

44 anos do PT

O ministro disse também que todas essas conquistas fazem o PT chegar ao seu 44º aniversário com muitos motivos par se orgulhar. “A gente sempre tem que lembrar que recebemos um país estraçalhado. O candidato derrotado por nós gastou R$ 300 bilhões de dinheiro público para tentar se manter no cargo, rompeu todos os limites da legislação, tentaram de todas as maneiras rasgar o resultado, levar o Brasil a mergulhar na crise do 8 de Janeiro, e nós superamos tudo isso. Nós temos um país hoje recuperando seu protagonismo internacional, um presidente cuja voz é ouvida em todo o planeta” , avaliou.

E concluiu: “O PT, hoje, é uma fonte muito importante do debate não só para a nossa militância, mas para a sociedade de forma geral. É um partido que tem trajetória única, é a mais importante ferramenta de luta da classe trabalhadora que nós conhecemos no mundo neste século. Hoje, qualquer jovem que sonha com um mundo melhor, com uma sociedade mais justa, igualitária, quer ter uma estrela do PT em sua casa, um boné do PT, quer ter uma foto com o Lula, ele acompanha a política no Brasil. Posso assegurar que a nossa experiência, do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras no Brasil, é uma inspiração para muita gente”.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast