Povo brasileiro foi humilhado por Bolsonaro nos EUA, avalia Gleisi

“Essa Câmara tem que votar uma nota de desagravo ao povo brasileiro pelo que fez Bolsonaro”, cobrou no Plenário nesta terça-feira (19)

Reprodução

Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do PT

A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, criticou a postura entreguista de Jair Bolsonaro (PSL) na relação com os Estados Unidos e sua falta de respeito com o povo brasileiro. Na sessão plenária da Câmara dos Deputados desta terça-feira (19), ela cobrou que a Casa assumisse o seu papel constitucional se manifestando em defesa dos interesses nacionais.

“Se o Congresso Nacional tiver hombridade, decência, caráter, autoestima e souber do seu papel constitucional tem que votar uma moção de repúdio a essa viagem, de indignação em nome do povo brasileiro, em nome da nossa soberania e em nome da nossa altivez”, cobrou Gleisi.

Desde domingo, Bolsonaro está nos Estados Unidos, onde firmou uma série de acordos que ferem a soberania brasileira. A presidenta nacional do PT considerou desrespeitoso que Bolsonaro abrisse mão do visto para pessoas vindas dos EUA sem nenhuma contrapartida. “Como pode conceder visto livre para os americanos e não conceder para os brasileiros dizendo que os brasileiros podem ir lá sem ter boa intenção?”, questionou.

E declarou: “Quem não tem boa intenção é o seu governo que não sabe os problemas do povo. Se alguém sai de seu país e vai para outro é porque tem muita dificuldade de viver nele e vai lá pela oportunidade de mudar de vida. Gente simples, trabalhadora”. Hoffmann também destaca que o ex-presidente Lula jamais admitiria um acordo como esse e lembra que as relações internacionais devem ser feitas “de cabeça erguida”.

Em sua viagem aos Estados Unidos, Bolsonaro também anunciou outros acordos unilaterais que prejudicam o Brasil. Um deles foi a entrega da Base de Alcântara para exploração dos Estados Unidos, a única base da América do Sul que pode fazer lançamento de foguetes, além de possuir uma posição geográfica estratégica.

A equipe econômica do governo anunciou ainda que vai flexibilizar a exportação de trigo para os EUA com uma cota de 750 mil toneladas por ano para venda sem taxa. “Os Estados Unidos têm uma balança comercial conosco menor que o Mercosul e nós vamos dar o nosso trigo sem nenhuma contraprestação. Por que isso? Por pena dos americanos?”, criticou Gleisi.

Visita a CIA é “uma vergonha”

Como se não bastassem todas as medidas unilaterais que afrontam a soberania brasileira,  a turma de Bolsonaro aproveitou a viagem aos Estados Unidos para visitar a CIA (Agência Central de Inteligência).

“É vergonhoso Bolsonaro, seu filho (Eduardo) e Moro irem visitar a CIA. O que é que foram fazer em uma agencia de inteligencia? Por que não foram visitar universidade ou o sistema de saúde se é que lá tem um bom sistema?”, perguntou Hoffmann.

A deputada apontou a intenção do governo de espionar o povo brasileiro, assim como fazem os estadunidenses. “Vai virar o ‘Grande Irmão’ e todos nós seremos grampeados?”, disse em referência ao livro 1984 do escritor inglês George Orwell, romance que descreve uma distopia em que a população é vigiada por um governo tirano.

“O Moro agora quer um acordo com o Facebook, com o Twitter para poder abrir o que nós falamos e decidir quem ele investiga. Sem passar por esse Congresso Nacional, sem passar pelo Judiciário”, contextualizou.

Assista o discurso na íntegra

AOVIVO: Deputada Gleisi Hoffmann diretamente do Plenário!!

Publicado por Gleisi Hoffmann em Terça-feira, 19 de março de 2019

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast