Pré-sal é patrimônio do Brasil e não está à venda, garante Humberto Costa

Para petistas, diminuir participação da Petrobras no pré-sal põe em risco soberania do Brasil e os investimentos em educação. Texto, de autoria de José Serra, será analisado em comissão que será instalada nesta terça no Senado

Foto: Petrobras / Geraldo Falcão

O líder do Partido dos Trabalhadores no Senado, Humberto Costa (PE), garantiu, em entrevista à Agência PT de Notícias nesta segunda-feira (3), que a legenda combaterá, de forma vigorosa, a proposta do senador José Serra (PSDB-SP), que altera a participação obrigatória da Petrobras na área do pré-sal.

“Vamos combater vigorosamente, no Congresso, essa tentativa de impedir que a Petrobras seja operadora única do pré-sal, com a finalidade de que sigamos garantindo maior controle social sobre a taxa de produção e evitando a extração predatória por multinacionais. O pré-sal é um patrimônio do Brasil e não está à venda”, enfatiza Costa.

Para o senador petista, o projeto do senador Serra é açodado, imprudente e não recomendável. “É uma proposta que solapa, frontalmente, a liderança da maior empresa brasileira e a fragiliza diante das companhias estrangeiras, ansiosas por expandir sua presença no riquíssimo mercado brasileiro de óleo e gás” alerta o senador.

O Senado vai instalar, na terça-feira (4), uma comissão especial para analisar o Projeto de Lei 131/15, de autoria do tucano. A comissão foi requerida pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA), em 30 de junho, quando o tema foi debatido em sessão temática pelos parlamentares.

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) relembrou, em nota, que a aprovação do projeto tucano pode retirar, da União, R$ 246 bilhões, e R$ 50 bilhões da educação.

“Não vamos aceitar que seja retirado qualquer centavo da educação”, ressaltou a senadora.

Na avaliação do senador Donizete Nogueira (PT-TO), a aprovação do texto trará consequências desastrosas para o País. “Aqui no senado, o posicionamento do senador Serra não é diferente da posição entreguista do seu partido. Temos de impedir que isso venha a acontecer”, declara o senador.

Por Guilherme Ferreira, da Agência PT de Notícias