Protestos contra o racismo e Bolsonaro retomam as ruas neste final de semana

Dezenas de eventos estão marcados contra o racismo e pelo impeachment de Bolsonaro nas capitais e grandes cidades brasileiras. Uma combinação de evento nas redes, às 18h, e nas ruas ocorrerá durante todo o sábado, por iniciativa das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. A Central dos Movimentos Populares também realiza manifestação na Avenida Paulista, no domingo.

Arte: Aroeira

Manifestantes retornam às ruas do Brasil neste final de semana.

Organizadas pelo movimento social e por partidos políticos, manifestações prometem retomar as ruas no final da semana passada em várias capitais e cidades brasileiras. Uma série de eventos estão marcados contra o racismo e pelo impeachment de Bolsonaro. Uma das manifestações, convocada pela Central de Movimentos Populares (CMP), está marcada para a Avenida Paulista, em frente ao Masp, a partir das 14h. Em Brasília, haverá carreata, com saída da Funarte, a partir das 10h.

“Nós, da CMP, sabemos da importância de seguir com a política de isolamento social. Mas é também fundamental, neste momento, sair às ruas pelo fim do governo Bolsonaro, sua política autoritária, genocida e racista”, afirma Raimundo Bonfim, coordenador nacional da Central de Movimentos Populares. A CMP orienta que apenas as pessoas fora dos grupos de risco participem da manifestação. Também pede que todos usem máscaras de proteção, levem álcool em gel e mantenham distância de 1,5 metros uns dos outros.

Uma combinação de evento nas redes e nas ruas ocorrerá durante todo o sábado, por iniciativa das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. Às 18 horas, as lideranças promovem uma live com o tema #ForaBolsonaro para debater a pandemia e a mobilização contra Bolsonaro. Para os organizadores, o governo de Bolsonaro é o principal empecilho para vencer a Covid-19 e as crises política e econômica.

A live, compartilhada por diversas plataformas online, contará com a participação do ex-ministro da Saúde, Arthur Chioro, da representanta da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), Tânia Oliveira, e do presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes).

Os debatedores são a secretária-geral da CUT, Carmem Foro, o presidente da UNE, Iago Montalvão, o representante da Comissão Brasileira de Justiça e Paz da CNBB e o secretário-geral da Intesindical, Edson Carneiro, Índio, entre outros. O evento contará também com intervenções culturais e Jadir Bonacina, do Grupo Mistura Popular, e de Poeta, militante do MST.

No sábado, durante o dia, haverá manifestações em Brasília, Salvador, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Cuiabá, Campo Grande, Recife, Maceió e Natal, entre outras capitais e cidades espalhadas pelo interior do país.

 

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast