PT e Oposição pedem agilidade do TSE no combate às fake news de Bolsonaro

Parlamentares e advogados entregaram uma ação ao presidente do Tribunal pedindo o bloqueio de 48 perfis que agem de forma orquestrada na produção e disseminação de fake news

O líder do PT na Câmara Reginaldo Lopes (MG), em entrevista após reunião no TSE (Foto: Gustavo Bezerra)

Parlamentares e presidentes de partidos de Oposição, principalmente do PT, junto com advogados do Grupo Prerrogativas, e da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), pediram nesta segunda-feira (17) em audiência com o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, mais agilidade da Corte no combate as fake news bolsonaristas que inundam as redes sociais. Em outra audiência pública também ocorrida nesta segunda, parlamentares e advogados solicitaram ao ministro do STF, Luís Roberto Barroso, que atenda liminar garantindo o transporte público gratuito no dia 30 de outubro, data do 2º turno da eleição.

No TSE, os parlamentares e advogados entregaram uma ação ao presidente do Tribunal pedindo o bloqueio de 48 perfis que agem de forma orquestrada na produção e disseminação de fake news. Segundo a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), os perfis foram identificados por meio de um levantamento realizado pela Coligação Brasil da Esperança.

LEIA MAIS: Povo toma ruas de São Mateus (SP) para consagrar Lula e Haddad no dia 30

“Sabemos que o TSE tem trabalhado nisso, mas é preciso combater esse esquema de produção e disseminação de fake news com mais rigor. Temos um estudo que identificou um ninho com mais de 40 perfis que trabalham de forma coordenada na produção e disseminação desse tipo de conteúdo. O TSE precisa impedir que as fake news afetem a nossa democracia”, disse a presidenta do PT sobre a influência desse tipo de conteúdo sobre os eleitores.

Além do pedido de suspensão dos perfis, os parlamentares e advogados ainda pediram a quebra do sigilo telefônico, telemático, bancário e fiscal dos responsáveis por essas contas. Em pronunciamento à imprensa, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) ressaltou que “a quebra desses sigilos fatalmente identificará a ocorrência do crime de caixa dois nas eleições”.

Do PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast