PT vai comandar a 1ª secretaria da mesa diretora do Senado Federal

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) foi eleito como 1º secretário nesta quinta; na Câmara, a deputada Maria do Rosário (PT-RS) foi eleita para a 2ª secretaria

Alessandro Dantas

´Senador Rogério Carvalho (PT-SE) será o 1º secretário da mesa do Senado. Foto: Alessandro Dantas

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) foi eleito nesta quinta-feira (2) primeiro-secretário da Mesa do Senado. Ele recebeu 67 votos na eleição realizada em conjunto com os demais membros do colegiado.

Na estrutura da Casa, este é o segundo cargo mais importante, logo após a Presidência, por ser responsável pelos serviços administrativos, pela supervisão geral da Casa e cuidar de todos os documentos.

O senador petista agradeceu a bancada do PT pelo apoio e pela confiança. “Quero agradecer ao PT no Senado pelo apoio irrestrito e pela confiança depositada em mim para cumprir essa missão! Entre as minhas atribuições, vou contribuir para tornar o Senado mais próximo do povo de Sergipe e de todos os brasileiros”.

Para Rogério Carvalho, a mesa do Senado e o próprio Congresso Nacional terão a tarefa de contribuir com o governo Lula no processo de reconstrução do Brasil. “Essa Mesa tem a tarefa de dar suporte à formação da pauta para fazer tramitar todas as matérias relevantes para o funcionamento do país, para ajudar o governo a retomar o desenvolvimento, a geração de emprego e a geração de renda”, disse.

Para ele, a eleição da Mesa confirma a escolha da maioria dos senadores pela defesa da democracia, iniciada ontem com a reeleição do presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG). “Ao elegermos Rodrigo Pacheco, a gente tem algumas garantias”.

“Teremos uma Presidência pautada pela defesa da democracia, do Estado Democrático de Direito e do fortalecimento das instituições, além de termos a certeza de não termos alguém que tem por objetivo continuar estimulando a discórdia, o confrontamento, como era o projeto de Rogério Marinho, que representava o Bolsonaro. Isso é muito importante”, salientou o senador.

As pautas econômicas deverão ser prioridade, mas sem deixar em aberto temas de grande interesse para a cidadania, como o combate às fake news, de acordo com o senador. “A prioridade é a definição de um marco regulatório fiscal”, garantiu, em referência à intenção do governo Lula de substituir o fracassado teto de gastos.

“Precisamos também discutir uma política de formação de preços de combustível e retomar algumas agendas, como a derrubada os vetos à Lei do Estado Democrático de Direito e a aprovação da lei que criminaliza as fake news, uma coisa absurda que a gente está vivendo ultimamente e que ninguém é responsabilizado nem punido exemplarmente por mentir, por difamar”, continuou.

Além de Rogério Carvalho como primeiro-secretário, a Mesa do Senado pelos próximos dois anos será composta por Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) na primeira vice-presidência; Rodrigo Cunha (União-AL, Segundo-Vice-Presidente) na segunda vice-presidência; Weverton (PDT-MA) como segundo-secretário; Chico Rodrigues (PSB-RR), na terceira-secretaria e Styvenson Valentim (Podemos-RN) na quarta-secretaria.

PT na mesa da Câmara

As bancadas do PT contribuíram para fortalecer a democracia e a derrotar o bolsonarismo nas eleições na Câmara e no Senado e conquistaram espaços políticos significativos nas eleições das mesas que vão dirigir as duas casas legislativas a partir deste ano.

Na quarta-feira (1º), a deputada Maria do Rosário (PT-RS) foi eleita com 371 votos, para comandar a 2ª Secretaria da Câmara dos Deputados no biênio 2023/2024, representando o partido e a Federação Brasil da Esperança.

Maria do Rosário é a única mulher com assento na Mesa. Ela avalia que isso aumenta a sua responsabilidade com a continuidade da pauta da Bancada Feminina na Câmara.

“Nós deputadas, com as nossas lutas, já conquistamos muitos espaços aqui no Parlamento, como a Procuradoria e a Secretaria da Mulher e até mesmo uma comissão permanente de Defesa dos Direitos da Mulher. Aprovamos também várias leis consideradas prioritárias para a Bancada Feminina, com apoio dos homens, e seguiremos unidas, mesmo com a diversidade política, para avançarmos”, enfatizou.

O PT também irá comanda neste primeiro ano da atual legislatura a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal, que terá como presidente o deputado Rui Falcão (PT-SP).

Da Redação, com PT no Senado