RS | Vereadora do PT é eleita presidenta da Câmara de Caxias do Sul

Denise Pessôa venceu a bancada anti-PT em uma disputa pela defesa da democracia e da garantia de direitos

GauchaZH

Vereadora Denise Pessoa, Caxias do Sul, RS

Por 15 votos a 8, a vereadora petista, Denise Pessôa, foi eleita nova presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. Ela assume o cargo no início de 2022, em solenidade que ocorrerá dia 3 de janeiro.

“Nossa chapa será a Mesa com maior participação de mulheres da história, comigo e com a colega vereadora Tatiane nos dois maiores cargos, o que reflete os avanços na participação das mulheres.” afirmou a parlamentar.

Denise relembra a primeira vereadora caxiense a assumir a presidência da Câmara, Raquel Grazziotin, em 1983. Depois de mais de um século de poder legislativo.

“Vejam que curioso que em 1983, no ano em que nasci, tivemos a primeira vereadora presidente da Câmara […] Aquele era o momento da redemocratização, do pluripartidarismo e véspera das diretas. É simbólico termos novamente uma mulher presidindo a Câmara numa conjuntura que lembra tanto aqueles tempos”, reforçou.

A eleição da mesa diretora de Caxias do Sul se tornou um grande embate político na cidade. Historicamente, a prática da eleição era respeitar um acordo informal de representatividade, com rotação de presidentes e funções na Mesa com base nas maiores bancadas do Legislativo.

Diante da possibilidade do PT assumir a presidência, a bancada anti-PT liderada por vereadores de extrema direita incitaram provocações e inflamaram o pleno levando o processo à disputa no voto.

“Ao longo dos meus 13 anos de vereança, aprendi muito com os colegas que convivi e sempre tive responsabilidade na atuação de oposição, votando a favor do que entendíamos ser o melhor pra cidade e fazendo as críticas quando necessário. Nosso compromisso é fazer uma gestão comunitária, com diálogo e participação.”, ressaltou a recém eleita presidenta da Câmara Municipal de Caxias do Sul.

Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT, comemora a eleição da parlamentar petista e reforça a importância de não só eleger mulheres, mas garantir o exercício pleno do mandato, combatendo a violência política de gênero e garantindo que elas ocupem mais espaços institucionais, para além do cargo que foram eleitas.

“O projeto Elas Por Elas atua também nessa direção: de fortalecer mulheres parlamentares e garantir que elas avancem na ocupação dos espaços institucionais e na defesa dos direitos e das demandas populares para as quais foram eleitas. A presidência da Câmara é um espaço estratégico e deixa um legado não só para a cidade de Caxias do Sul, mas para as vereadoras de todo Brasil”, sintetizou Anne Moura.

Conheça Denise Pessôa

Foi eleita vereadora nas eleições de 2008, com 3.635 votos. Reelegeu-se sucessivamente, em 2012, com 2.731 votos, e em 2016, com 3.312 votos. É a oitava mulher a ser eleita vereadora em Caxias do Sul e a mais jovem vereadora da história do município. Esteve entre os 60 jovens selecionados no mundo, para participar da Universidade Aberta de Verão, em Santos-SP (A UAV incentiva o protagonismo e a organização da juventude). Participou da Escola de Formação Fé, Política e Trabalho, em 2007. Foi assessora nos temas Juventude e Mulheres, no gabinete da ex-deputada estadual Marisa Formolo. É servidora pública na Secretaria Municipal da Saúde. Já atuou como dirigente do Movimento Estudantil, no Diretório Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da UCS e no DCE da UCS. Foi integrante do Conselho Municipal do Patrimônio Artístico, Histórico e Cultural (2007 a 2008), da diretoria da AMOB Garbin (2005/2007), além de assessora de encontros da Pastoral da Juventude.

Ana Clara Ferrari, Agência Todas