“Se você quer contribuir com o país, entre no PT”, diz Lula

Em lançamento de campanha de filiação, ex-presidente lembrou que não existe saída fora da política, e por isso é importante participar do PT

Ricardo Stuckert

Lula em lançamento da Campanha de Filiação ao PT

Para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, filiar-se ao PT é a solução para quem busca contribuir para o país, e quem busca solucionar suas próprias angústias com o futuro do Brasil. Lula discursou no lançamento da campanha de filiação do partido, nesta sexta-feira (22), na sede do PT em São Paulo.

“O PT precisa convencer as pessoas que não existe saída fora da política. O PT tem que ser um partido que enfrenta essa discussão contra a negação da política”, afirmou Lula.

“ Fora da política teremos nazismo, fascismo, qualquer coisa. Menos democracia, menos participação popular. Por isso que é importante as pessoas participarem do PT. E vocês querem contribuir com o país, solucionar o seu problema de incerteza no futuro, entre no PT, porque o PT vai ajudar a resolver suas angústias políticas e ideológicas e garantir um Brasil livre e soberano”, afirmou.

A campanha de filiação foi uma deliberação do 6º Congresso do PT. Segundo a secretária de Organização, Gleide Andrade, o objetivo dessa campanha foi facilitar o processo de filiação. Para isso, o site do partido foi reformulado, para que a filiação possa ocorrer em “três cliques”. “O 6º Congresso decidiu fazer uma campanha de filiação com o objetivo de enfrentar a ofensiva conservadora e fortalecer o nosso partido”, disse ela.

Campanha de filiação no site do PT

No lançamento, Lula também apontou que não há nenhum partido no mundo com as características do PT, com a sua diversidade, que respeita as pessoas como elas são. “Nós não queremos convencer as pessoas a mudar. Queremos aprender a aceitar as pessoas como ela são, e que elas possam conviver democraticamente na diversidade”, disse.

Lula lembrou que, quando surgiu, o PT fez muitas campanhas de filiação para a sua legalização. Naquela época, recordou, havia os núcleos de base, núcleos por categoria, por local de trabalho, por moradia. Com o crescimento do partido, isso foi se perdendo, e tornou-se um partido de massas. “E agora, ele tem que ser, além de um partido de massas, um partido de organicidade”, disse.

Para Lula, o partido deve promover o debate constante de temáticas importantes, e não só em época de eleição. “Temos que estar sistematicamente estar discutindo políticas culturais, começar a envolver municípios, locais de trabalho, sindicatos”, disse.

O ex-presidente lembrou da plataforma  Brasil que o Povo Quer, lançada na quinta-feira (21). A plataforma permite a participação da população na criação do programa de governo do PT. “Onde as pessoas quiserem formar grupos para elaborar programas, para discutir saúde, educação, de qualquer coisa, as pessoas vão ter oportunidade de produzir”, disse.

Presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, Alberto Cantalice, deputada Benedita da Silva e ex-presidente Lula assistem ao lançamento da Campanha de Filiação

Para ele, é necessário ter um programa maduro para as próximas eleições, deixando claro quais são as prioridades. “E vamos convencer muita gente a vir para o PT, tem muita gente que em função das mentiras que eles contam e começam a vir para o PT”, disse.

Lula sugeriu que fosse mapeado as principais personalidades de diferentes zonas do país – culturais, estudantis, políticas, de movimentos sociais etc. E que essas pessoas fossem filiadas e pudessem fazer a convocação para que outros se filiem. Ele também afirmou que é importante que os filiados contribuam financeiramente ao partido. “A gente não quer que nossos adversários contribuam. Quem tem que financiar nossas armas são nós mesmos”, disse.

“E a gente vai poder consolidar aquele partido que a gente sonhou em criar na década de 80: um partido altamente comprometido com as lutas sociais e a luta do povo trabalhador, do povo que sofre neste país, índio, negro, mulheres, pequeno e médio empresário, comerciante e estudante”, disse.

“Nós nascemos PT e queremos terminar sendo PT cada vez mais fortes sem ter vergonha
sem ter vergonha de dizer que nós somos do Partido dos Trabalhadores”, afirmou.

Secretário de Comunicação Carlos Arabe e Secretária de Organização Gleide Andrade

Gleide Andrade afirmou que a filiação deve se basear em amplo trabalho nas redes sociais, mas também nas ruas. Segundo ela, a campanha não pode ficar restrita aos diretórios, a militância deve sair às ruas, organizar eventos de filiação. “Os filiados devem buscar mais filiados”, disse.

Gleide lembrou que o partido possui hoje 1,8 mi filiados, 12,32 filiados a cada 1.000 eleitores. Para ela, um dos desafios é trazer a juventude para dentro do PT. Atrair mais mulheres também é outro foco da campanha.

Segundo o Secretário de Comunicação, Carlos Árabe, a mudança no site tem o objetivo de tornar mais fácil e acessível o botão da filiação. “A pessoa que quer se filiar não tem que entregar todos os dados, um exagero, pode ser simplificada e resolver por partes”, explicou.

Ao lado do filie-se, terá um destaque para fazer a contribuição financeira ao PT. Outra modificação serão os vídeos da escola de formação. “Vamos passar de vídeos de 12 minutos para um processo de filmes, uma introdução, capítulos, como uma série”, diz.

Lançamento da Campanha Nacional de Filiação

Acompanhe ao vivo o lançamento da campanha de filiação ao Partido dos Trabalhadores. #FéNoBrasil

Publicado por Partido dos Trabalhadores em Sexta, 22 de setembro de 2017

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast