Senado formaliza criação da CPI do MEC; quais os próximos passos

Senadores do PT pressionam para que as investigações se iniciem imediatamente. Requerimento de abertura da CPI foi lido em plenário na última quarta

Alessandro Dantas

CPI do MEC avança no Congresso

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) fez a leitura do requerimento de abertura da CPI do MEC em plenário na última quarta-feira (7). Esse é mais um passo dado para a efetivação da comissão de inquérito. Apesar de ser noticiado que as investigações só começarão após o período eleitoral, os senadores da bancada do PT cobram o início imediato do funcionamento do colegiado.

Para isso, é necessário que os líderes partidários indiquem quais senadores participarão dos trabalhos da CPI. O colegiado deve ter 11 integrantes titulares e igual número de suplentes. O prazo inicial previsto para os trabalhos é de 120 dias. De acordo com o senador Humberto Costa (PT-PE), a mobilização é fundamental para que a CPI não seja empurrada para outubro.

“Agora é hora de mobilização. O presidente do Senado leu há pouco o requerimento de criação da CPI do MEC. Precisamos unir forças e cobrar o início da investigação sobre a corrupção desenfreada no Ministério da Educação. O povo brasileiro exige respostas”, disse.

O movimento pela instalação de uma CPI do MEC ganhou força após a prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro pela Polícia Federal. A CPI, cujo pedido foi apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) em junho, busca investigar irregularidades nos repasses para prefeituras. O ex-ministro da Educação Milton Ribeiro foi detido no dia 22 de junho e liberado no dia seguinte por decisão da Justiça. Ribeiro deixou a pasta em março, após admitir que o Poder Executivo priorizava o repasse de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a prefeituras indicadas pelos pastores evangélicos Gilmar Santos e Arilton Moura.

Para o senador Rogério Carvalho (PT-SE), o trabalho do colegiado será fundamental para mostrar para a sociedade os desmandos do governo Bolsonaro na gestão da educação brasileira.

“Assim como aconteceu na CPI da Covid, vamos desvendar o submundo das propinas e garantir as verbas da Educação”, disse.

Do PT Senado

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast