SP tem finanças em ordem e recorde de investimentos, diz Haddad

Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), participou de sabatina e explica que recessão não pode ser desculpa para cortar investimentos sociais

Foto: João Valério/Imprensa Haddad

Uma das principais marcas da gestão do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) é a capacidade de organizar as finanças da cidade e, ao mesmo tempo, bater recorde de investimentos em todas as áreas.

“São Paulo está com as finanças em ordem. A dívida caiu menos da metade, o investimento bateu recorde em várias áreas: habitação, saúde, educação, transporte público, cultura”, afirmou Haddad, ao participar de sabatina na emissora “Record News”, na sexta-feira (9).

O prefeito explicou que a recessão econômica no país e no mundo não foram obstáculo para cumprir os compromissos assumidos na campanha eleitoral de 2012. E não foram todas as gestões que tiveram a mesma capacidade. O governo estadual de Geraldo Alckmin (PSDB), por exemplo, interrompeu obras do metrô, usando a crise como desculpa, lembrou Haddad. “Aqui, estamos em ordem e seguindo os investimentos que foram prometidos”, reforçou.

“Quatro anos para administrar uma cidade é muito pouco. As forças progressistas nunca conseguiram completar um ciclo, ao contrário das forças conservadoras, que sempre tiveram oito. Eu tenho certeza de que, se a gente puder completar um ciclo de oito anos, a cidade vai mudar de patamar”.

Em seu segundo mandato, investimentos em mobilidade devem ser intensificados. Haddad explica que, com faixas e corredores de ônibus, cidadãos ganharam tempo para se locomover. Bilhete único mensal e passe livre para estudantes também tiveram muita importância. “Foi uma revolução”, disse o prefeito.

É importante que a população se lembre que, com a redução da velocidade nas marginais e em algumas avenidas, aconteceu uma redução histórica no número de mortos e feridos no município.

“Vamos continuar fazendo calçada, ciclovia, faixa de ônibus, melhorando a segurança no trânsito. Isto é ser civilizado. Isto que estão fazendo na campanha eleitoral é uma barbárie, de querer voltar à velocidade anterior é a barbárie. Será uma vergonha internacional”, disse.

Diminuir velocidade média nas principais vias é recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Foto: João Valério/Imprensa Haddad

Foto: João Valério/Imprensa Haddad

Para o prefeito, os eleitores estão ainda desinformados diante da gestão municipal, e a campanha é o espaço para acabar com este problema. “Preferi manter os investimentos em ordem do que fazer propaganda do governo”.

Na sabatina, Haddad comentou também as propostas de outros candidatos e afirmou que muitas não fazem sentido algum.

“Dória está falando em criar a rede Coruja para de madrugada as pessoas pobres, alugando espaços em clínicas particulares. Isso não faz o menor sentido. Se você chamar aqui qualquer especialista em saúde para dizer que das 8h da noite às 8h da manhã você vai atender o povo pobre em clínica particular, ele vai te dizer que isto é uma loucura”, exemplificou.

Em primeiro lugar, porque já existe a Rede Hora Certa, com 33 Hospitais Dia, que reduziram as filas de espera por consulta e exame. A solução é seguir neste caminho, aumentando o número de Hospitais Dia para atender a demanda.

Na campanha, o tucano precisou retroceder em outras propostas que não faziam sentido, como a entrega do Estádio Municipal Pacaembu à iniciativa privada e acabar com a Paulista Aberta.

Celso Russomano (PRB) também não tem condições de governar uma cidade, avalia Haddad. “A única experiência dele administrativa foi em um restaurante em Brasília, e perguntem sobre a situação do restaurante”.

A candidata Marta Suplicy (PMDB) foi a única que se recusou a participar da sabatina da Record.

Compromissos assumidos em 2012

Haddad fez um balanço de entregas desde 2013 na saúde e na educação:

Hospital Municipal Vila Santa Catarina, em funcionamento desde dezembro de 2015;

Hospital de Paralheiros e hospital da Brasilândia, em construção;

33 Hospitais Dia entregues

14 CEUs em construção;

Creches – foram construídas 415 (entre novas creches e Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), foram abertas 100 mil novas vagas para educação infantil em São Paulo);

Criação de escolas municipais de tempo integral;

Rede UniCEU – foram criadas universidades públicas e gratuitas nos 46 CEUs de São Paulo.

Abaixo, está disponível a íntegra da sabatina:

Da Redação da Agência PT de Notícias

Salvar

Salvar

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast