Tenda Cultural reúne artistas em defesa de Lula

Montada na Esquina Democrática, centro histórico de Porto Alegre, tenda foi inaugurada pela ex-ministra Anna de Holanda nesta terça (23)

Tenda Cultural em Porto Alegre

A esquina Democrática do centro histórico de Porto Alegre (RS) virou palco de manifestações culturais em defesa da democracia e do ex-presidente Lula. Centenas de artistas se misturaram aos militantes que ocuparam a Tenda Cultural inaugurada nesta terça-feira (23) pela ex-ministra da Cultura Anna de Holanda. Intelectuais, filósofos, como Marcia Tiburi, músicos, como Chico César dividiram o espaço com artistas gaúchos e grupos de teatro.

“A tenda Cultural foi aberta para mostrarmos a luta pela liberdade de expressão e em defesa da democracia. Desde os tempos duros da ditadura a esquina Democrática foi o ponto de encontro da campanha da legalidade de 61. Milhares de pessoas passaram por aqui e centenas tiveram representatividade no palco e no microfone”, explicou o coordenador da Tenda Cultural Vitor Ortiz.

De acordo com Ortiz, que também é Secretário Setorial de Cultura do PT do Rio Grande do Sul, esse é o momento de defender a democracia e, com Lula, garantir a retomada dos programas de incentivo à cultura no Brasil.

Cultura no Brasil do golpe

“Do ponto de vista da cultura, depois desse golpe fomos vilipendiados já no início do governo golpista com o fechamento do Ministério da Cultura. Durante o governo Lula tínhamos conferências nacionais, estaduais e municipais estimulando a criar os planos de cultura, tivemos inúmeras oportunidades de financiamentos. A maior parte do setor cultural não é industrializado, dependemos de ações do estado”, declarou.

Para ele, defender o direito de Lula ser candidato é imprescindível para que a democracia seja restabelecida e as eleições não sejam alvo de mais um golpe. “Nós queremos um governo que garanta nossos direitos na cultura e o Lula já provou isso. Queremos ter certeza que vamos poder votar no programa de governo que a gente quiser”.

Da Redação da Agência PT de Notícias