TSE acata pedido do PT e ordena exclusão de fake news bolsonaristas

Tribunal determinou, ao todo, que 13 notícias falsas disseminadas na internet fossem derrubadas; Confira as mentiras

Site do PT

TSE acata pedido do PT contra fake news espalhadas por bolsonaristas e ordena exclusão de postagens

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acatou a ação dos advogados do Partido dos Trabalhadores sobre as notícias falsas disseminadas na internet por bolsonaristas, inclusive Eduardo Bolsonaro, contra Lula.

No documento, é pedida a exclusão de 13 ações de notícias falsas em todas as redes sociais. Entre as fake news, estão imagens que vinculam Lula a Adélio Bispo, autor da facada contra Bolsonaro, e a mentira de que um eventual novo governo petista revogaria o Pix.

“As graves mentiras podem confundir o eleitorado brasileiro e, consequentemente, influenciar o resultado do pleito eleitoral”, argumenta o PT. O conjunto das fake news apresentadas à Justiça Eleitoral revela que há um grande movimento coordenado de grupos e apoiadores do candidato à reeleição Jair Bolsonaro para disseminação de notícias falsas, com o claro intuito de influenciar as eleições deste ano”.

A Coligação Brasil da Esperança, que representa Lula e Geraldo Alckmin, também pede a derrubada de vídeos editados e, na avaliação do PT, descontextualizados.

Leia também: TSE determina remoção de publicações com fake news sobre título de eleitor

Confira abaixo as 13 mentiras contadas por bolsonaristas que foram excluídas após determinação, por liminar, do TSE:

1) PCC e Celso Daniel – veiculação de desinformação relacionada a falso envolvimento do ex-Presidente Lula e do Partido dos Trabalhadores com o grupo criminoso PCC.

2) Damares e Cartilha sobre Drogas – compartilhamento de vídeo em que se veicula desinformação de que o PT e o ex-Presidente Lula, quando à frente do Executivo Federal, distribuíam cartilhas incentivando o uso de drogas.

3) QR CODE – compartilhamento de desinformação segundo a qual no QR Code contido no título de eleitor (e-Título e impresso) constariam as expressões “PT” e “LULA”, de modo a favorecer o candidato petista.

4) Fim do 13º e Férias Trabalhistas – compartilhamento de desinformação segundo a qual o ex-Presidente Lula, enquanto candidato à presidência no pleito de 2022, estaria propondo o fim do 13º salário e das férias trabalhistas.

5) Áudio Aldo Rebelo – veiculação de desinformação no sentido de que o Sr. Aldo Rebelo (ex-ministro e ex-deputado) estaria responsabilizando, por meio de mensagem de áudio, o ex-Presidente Lula e os governos do Partido dos Trabalhadores pela corrupção na Petrobrás e pela alta dos preços do combustível.

6) Vídeo advogado do PT – veiculação de desinformação contida em vídeo de suposto advogado do PT criticando o sistema eleitoral brasileiro.

7) Foto de irmão de Adélio Bispo – compartilhamento de desinformação que veicula imagem de eleitor junto com o Presidente Lula afirmando se tratar do irmão de Adélio Bispo.

8) Outdoors Cooperativas Rurais – Outdoors de apoio a Bolsonaro nos Estados do MS, MT e SC.

9) Evento PSOL – suposta propaganda antecipada em virtude de evento promovido pelo PSOL em que o ex-Presidente Lula compareceu. A ação apontou painel em que constava a expressão “PSOL com Lula 2022” e falas do ex-Presidente.

10) Pesquisa Eleitoral ModalMais/Futura – Pesquisa Eleitoral irregular registrada apenas para consulta das intenções de voto para os cargos de governador e senador, sem a previsão para a pesquisa ao cargo de presidente da República.

11) Trabalhadores por aplicativo – descontextualização de fala do ex-Presidente Lula, no sentido de que o ex-Presidente acabaria com o trabalho por aplicativo, se eleito.

12) Tweets Bolsonaro –descontextualização de matéria da TV Record para afirmar associação de PT ao PCC e Lula como aliado do crime organizado.

13) Propaganda de TV da Coligação “Pelo Bem do Brasil” com nome do vice menor que o permitido –  veiculação de Propaganda Eleitoral por Televisão com o nome do candidato à Vice-Presidência menor que 30% do tamanho do nome do candidato principal.

Leia mais: Campanha de Lula entrega demandas por maior compromisso das plataformas no combate à desinformação. Assine você também!

Primeiro turno das Eleições 2022

Faltam 30 dias para o primeiro turno das Eleições 2022. Recebeu algum conteúdo sobre o processo eleitoral brasileiro e não tem certeza se pode confiar?

A página Fato ou Boato, da Justiça Eleitoral, reúne conteúdos de qualidade, verificados por diversas agências de checagem parceiras do TSE.

Clique aqui e confira tudo: https://www.justicaeleitoral.jus.br/fato-ou-boato/