Uberlândia institui Dia de Marielle Franco em calendário oficial da cidade

Projeto de autoria da vereadora Dandara Tonantzin (PT/MG) foi aprovado pela Câmara Municipal e será instituído a partir de 2022. Data será celebrada no dia 14 de março, quando Marielle Franco foi assassinada no Rio de Janeiro

A Câmara Municipal de Uberlândia instituiu o “Dia de Marielle Franco: Dia de Enfrentamento à Violência Política contra as Mulheres Negras, LGBTQIA+ e Periféricas” no calendário oficial da cidade. A data será celebrada no dia 14 de março, relembrando o dia em que a vereadora carioca foi assassinada no Rio de Janeiro, em 2018. O projeto de autoria da vereadora Dandara Tonantzin (PT/MG) foi aprovado nesta quinta-feira, 5, e será instituído a partir de 2022.

Conforme Dandara, a proposta faz parte da agenda Marielle Franco, um tratado internacional de defesa dos direitos humanos, compromisso firmado por vereadoras negras e do campo progressista em todo o país. De acordo com o projeto, a data tem o intuito de fomentar debates e combater a violência política enfrentada por lideranças negras.

A violência política representa uma série de agressões psicológicas, morais e até físicas, contra parlamentares negras. Um estudo do Instituto Marielle Franco em 2020 mapeou que 78% das candidatas a cargos políticos nas últimas eleições sofreram violência virtual, 62% violência moral e psicológica e 55% violência racista.

O secretário Nacional de Combate ao Racismo, Martvs Chagas, destaca o protagonismo das mulheres negras e o combate à violência, que deve ser contínuo em nosso país.

“Situações de violência contra homens e mulheres negras são presenciadas todos os dias em nosso país, sem que as autoridades tomem decisões que realmente possam acabar com essa situação. Por isso é preciso lembrar todos os dias daquelas e daqueles que tombam na luta”.

Martvs enfatiza ainda a memória, que deve ser preservada para que a sociedade nunca se esqueça e nunca deixe de lutar pelos seus direitos.

“Parabéns à companheira Dandara pela iniciativa e por essa vitória, e pela sua própria capacidade de resiliência e de luta frente à todas as ameaças que vem sofrendo, mesmo antes do no início de sua candidatura. Nós da SNCR/PT acreditamos que esse é o caminho, continuar dando protagonismo a essas guerreiras negras, combatendo a violência e lutando para melhorar a vida do povo. Marielle Franco, presente!”

Sororidade

A vereadora propôs discussões sobre a baixa representatividade negra na política e em cargos de liderança em Uberlândia. A parlamentar destaca a importância do legado de Marielle e que hoje, ela e demais vereadoras negras democraticamente eleitas, são as sementes que germinaram desta luta.

“Os nossos passos vêm de longe, uma sobe e puxa a outra”, disse Dandara, parafraseando a filosofa Sueli Carneiro sobre a questão de sororidade.