1º voto: Mais de 440 mil jovens tiraram título em março, segundo TSE

Os Comitês Populares de Luta e o Partido dos Trabalhadores lançaram Campanha do Primeiro Voto. Prazo para emissão de novos títulos termina dia 4 de maio

Site do PT

1º voto: Mais de 440 mil jovens tiraram título de eleitor em março, segundo TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, afirmou que mais de 440 mil jovens, entre 15 e 18 anos, emitiram o título de eleitor no mês de março. Conforme o tribunal, foram emitidos 455.553 novos títulos.

Para Fachin, as campanhas de incentivo ao primeiro voto contribuíram para o resultado positivo na concretização de novos eleitores. O Partido dos Trabalhadores (PT) e os Comitês Populares de Luta lançaram campanha nacional para conscientizar a importância da participação política dos jovens brasileiros.

Para tirar o título de eleitor, basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e seguir as orientações até o dia 4 de maio: http://tse.jus.br .

Juventude e seu protagonismo

Um seminário promovido pelas lideranças do PT na Câmara, no Senado, em parceria com a Fundação Perseu Abramo, PT Nacional e Instituto Lula debateu sobre a “Juventude, seus desafios e protagonismo na transformação e mudanças necessárias para a construção de um novo Brasil”. O tema é desdobramento do Seminário Resistência, Travessia e Esperança.

O evento foi coordenado pelo deputado Zeca Dirceu (PT-PR) e pela secretária Nacional da Juventude do PT, Nádia Garcia, e contou com a participação dos líderes das bancadas do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG), e do Senado, senador Paulo Rocha (PA).

“Nossos jovens de 15 anos que vão completar 16 até a eleição, tirem o seu título de eleitor para que possam participar dessa eleição para decidir o futuro do nosso país”, conclamou Zeca.

Para ele, a participação dos jovens no debate político é importante para formulação do programa de governo do presidente Lula e também para o trabalho de denúncia, resistência, e oposição “às insanidades desse governo tão inconsequente que é o desgoverno Bolsonaro, que afeta muito a nossa juventude”.

O deputado Reginaldo Lopes reconheceu a importância desse debate para o grande desafio que é a reconstrução do Brasil. Ele citou o golpe contra a presidenta Dilma em 2016 como o grande causador da desesperança dos jovens brasileiros.

“O golpe na presidenta Dilma e os governos ultraliberais de Temer e Bolsonaro destruíram a esperança da juventude brasileira”, sentenciou.

Juventude otimista

Lopes lembrou dos 13 anos do governo do PT à frente da Presidência da República. Segundo ele, naquele período a juventude esperançou, principalmente na pessoa do presidente Lula. O deputado contou que antes de Lula, a juventude brasileira circulava entre os 200 países filiados à Unesco como a mais pessimista do planeta.

“Com apenas oito anos de políticas públicas do presidente Lula, o Brasil passou a ter a juventude mais otimista do planeta Terra”, afirmou o parlamentar.

Lula e a juventude

De acordo com o líder petista, isso foi resultado de políticas públicas. Nossa juventude passou a ter um marco regulatório quando emendamos a Constituição Federal para considerar a juventude como um direito. Segundo ele, o presidente Lula incentivou, apoiou as mudanças propostas, “e aprovamos o Estatuto da Juventude, mas também criamos um decenal de políticas para juventude”.

“E nos dez primeiros anos do presidente Lula e da presidenta Dilma nós criamos o Prouni, o novo Fies, o Reune, os institutos federais, o Pronaf Jovem, além de incentivo ao esporte. Nós construímos o primeiro emprego, Pronatec, e um conjunto de políticas públicas, além de colocarmos a juventude brasileira entre os 200 países da Unesco como a juventude com mais perspectiva de vida e oportunidade para nossas famílias, para os nossos filhos e netos. Esta é uma revolução”, destacou.

Confira mais informações sobre o seminário e análises dos outros participantes aqui.

Da Redação, com informações do G1 e do PT no Senado