Anjos de Capacete: SUS treina entregadores em primeiros socorros
Lançada em parceria com iFood, iniciativa aposta na formação para salvar vidas no trânsito e nas comunidades
Publicado em
O Sistema Único de Saúde (SUS) “vestiu o capacete” e foi às ruas com uma capacitação inédita voltada a 100 entregadores e entregadoras, promovida em parceria entre o Ministério da Saúde e o iFood. A aula-piloto aconteceu nesta quarta-feira (29), no campus da universidade Zumbi dos Palmares, em São Paulo, e foi conduzida por profissionais da Força Nacional do SUS.
O treinamento faz parte do Programa Anjos de Capacete, iniciativa que busca transformar trabalhadores das ruas em agentes de prevenção e cuidado, capacitando-os para agir em situações de emergência e prestar os primeiros socorros. O governo federal prevê ampliar o projeto para outras cidades do país.
Leia mais: Câmara aprova programa do Governo Lula para acelerar o atendimento no SUS
Simulações práticas
Durante o curso, os participantes vivenciaram simulações práticas de acidentes e receberam capacetes, jaquetas, kits de atendimento emergencial e certificado emitido pela Força Nacional do SUS.
“Quero agradecer a dedicação de cada um e cada uma de vocês, que facilitam a vida de milhões de brasileiros, e pela disposição em participar deste treinamento, que certamente vai salvar vidas, não só nas ruas das cidades, mas também nos seus círculos familiares e de amigos”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
“Após essa capacitação, vocês estarão ainda mais preparados. A Força Nacional do SUS está presente em grandes eventos e em situações de desastre pelo país, e agora também está formando e qualificando pessoas como vocês para salvar vidas”, completou o ministro.
Leia mais: Parlamentares petistas celebram 35 anos do SUS
Primeiros responsáveis
Nas redes sociais, o Ministério da Saúde destacou o simbolismo da ação, lembrando que os entregadores passam a ser os primeiros responsáveis pelos atendimentos até a chegada do SAMU.
“Um dia inteiro de formação em primeiros socorros e segurança no trânsito”, publicou a pasta, mostrando imagens do treinamento realizado no campus da Universidade Zumbi dos Palmares.
🚴♂️💙 O SUS vestiu o capacete e foi pras ruas!
Em São Paulo, o Ministério da Saúde realizou a edição piloto do #AnjosDeCapacete, em parceria com o iFood e a Universidade Zumbi dos Palmares. Um dia inteiro de formação em primeiros socorros e segurança no trânsito.Fotos: Isabella… pic.twitter.com/4dxSDB84ZO
— Ministério da Saúde 🩵 (@minsaude) October 29, 2025
Multiplicadores de boas práticas
Diego Barreto, CEO do iFood, destacou a parceria com o governo federal. “Contar com a colaboração do Ministério da Saúde, por meio da Força Nacional do SUS, e da Universidade Zumbi dos Palmares nessa empreitada é um passo muito importante para promover a segurança viária em todo o Brasil […] Investir no programa Anjos de Capacete é uma maneira que a empresa encontrou de fazer a diferença”.
O reitor da universidade, José Vicente, observou que a iniciativa dialoga com o projeto Brigadistas Climáticos, voltado à formação de pessoas preparadas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas nas cidades.
“Falar em preparo, atenção e sensibilização é falar em justiça climática, em educar para o cuidado, para a segurança da integridade e o bem-estar da vida coletiva. Para a universidade Zumbi dos Palmares, participar do Anjos de Capacete é uma maneira ativa e potente de contribuir na formação de cidadãos conscientes, comprometidos e preparados para agir em emergências de saúde ou climáticas”, declarou.
O acordo de cooperação entre o iFood e o Ministério da Saúde foi firmado em agosto e amplia o alcance das ações conjuntas. Criado em 2020, o Programa Anjos de Capacete já formou 670 profissionais em todo o país, ampliando o cuidado e a prevenção nas ruas das cidades.
Leia mais: UBS agora pode emitir autorização para retiradas de absorventes
Da Redação, com Gov.br
