Anne Moura é reeleita Secretária Nacional de Mulheres do PT

Confira o que rolou no segundo e último dia do maior encontro de mulheres da história do Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras

Anne Moura foi reeleita para a próxima gestão da Secretaria Nacional de Mulheres do PT, 2022-2025, com 1325 votos. Potência e emoção marcaram o clima do segundo e último dia do 13º Encontro Nacional de Mulheres do PT. Foram 1882 delegadas que participaram do processo democrático do maior partido de esquerda da América Latina.

“O resultado das resoluções é o compromisso com aquilo que nos une. É uma vitória das mulheres do PT. Para quem veio da Amazônia, chegar até aqui não é fácil, é uma caminhada longa”, afirmou Anne Moura, manaura, reforçando suas raízes.

A partir de um processo de intensos debates, organização partidária e tecnologia, as mulheres do PT do país inteiro puderam compartilhar vivências, experiências e elaborações políticas na construção de um país mais justo, solidário e humano.

“Veja o exemplo: numa sexta-feira, 9 horas da noite , setecentas mulheres votando e decidindo qual era a tese guia. Isso nem em encontro presencial. Tinha gente com celular ligado, lavando roupa, cuidando de criança, em trabalhos remunerados, participando ativamente do Encontro Nacional e votando para eleger a nova gestão”, afirmou Sonia Braga, Secretária Nacional de Organização do PT.

Confira o que rolou ontem

Neste segundo dia, as delegadas foram organizadas em grupos que debateram os seguintes eixos: “Relação com os movimentos sociais, mobilização do PT e a renovação da ação partidária na perspectiva das mulheres”, “Mulheres e democracia partidária na participação objetiva das mulheres na política”, e “Violência Contra a mulher”.

A deputada federal, Benedita da Silva, esteve presencialmente no evento e saudou as delegadas e companheiras de organização do Encontro. A parlamentar fez uma leitura da conjuntura que aflige as trabalhadoras do país, principalmente as mulheres negras e indígenas.

O 13º Encontro Nacional do PT também contou com um evento que demarcou o respeito ao legado da construção feminista no PT, por meio do lançamento do projeto “História Oral”.  O Encontro não só debateu a preparação da militância petista para o próximo período, mas também resgatou o caminho que foi pavimentado até aqui.

“A nossa história não começa quando a gente senta na secretaria ou quando começa uma gestão. É importante saber o caminho que foi trilhado até aqui e todas as mulheres envolvidas”, afirmou Anne Moura.

A partir da tese eleita “Feminismo é no Plural” e da consolidação da chapa homônima e a recondução de Anne Moura para a gestão da Secretaria Nacional de Mulheres do PT, o partido se fortalece ainda mais no enfrentamento às crises econômica, sanitária, social e política; e avança na elaboração dos eixos de reconstrução do país — a partir da centralidade das mulheres nas políticas públicas.

“A nossa disputa termina hoje. O que nos une é muito maior e quem precisa de nós está fora das paredes do partido. E agora, mais do que nunca, vamos eleger Lula presidente”, finalizou a secretária reeleita.

Ana Clara Ferrari, Agência Todas

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast