Armas dentro de casa, temor e preocupação diária das mães

O risco de acidente envolvendo crianças, devido a presença de armas dentro de casa, é uma das principais preocupações de grande parte das mães, especialmente neste momento em que a maiorias delas precisa se ausentar para trabalhar

Site do PT

A política armamentista do atual governo, com o aumento da circulação de armas no país, tem contribuído para o aumento dos acidentes e assassinatos de crianças e adolescentes. Imagem: Site do PT

Um menino de 10 anos morreu vítima de um disparo acidental em Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na tarde deste sábado (22), destaca o portal G1 na manhã deste domingo, 23.

De acordo com a Polícia Militar (PM), ele estava brincando com outra criança em casa quando efetuou o disparo em si mesmo. Ainda, segundo a matéria, a arma seria do avô.

A morte deste menino é mais uma na estatística que acumula milhares de mortes de crianças e adolescentes no Brasil por disparo de armas de fogo, em boa parte por “acidente doméstico”.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a cada três dias uma criança no Brasil, de até 14 anos, entra em algum hospital devido a ferimentos causados por acidentes domésticos com armas de fogo.

Arma de fogo dentro de casa, e o risco de acidente envolvendo crianças, é uma das principais preocupações de grande parte das mães, especialmente neste momento em que maioria delas precisa se ausentar para trabalhar.

A política armamentista do atual governo, com o aumento da circulação de armas no país, tem contribuído para o aumento dos acidentes e assassinatos de crianças e adolescentes.

O aumento de armas e munições em circulação repercute diretamente nas estatísticas de homicídios, suicídios e acidentes domésticos, além de alimentar as milícias, o tráfico e o crime organizado.

No lançamento de sua candidatura, em maio, Lula afirmou que o País precisa de “mais livros e menos armas”, diferente da política adotada pelo atual presidente.

“O Brasil terá a oportunidade de decidir que país vai ser pelos próximos anos, e próximas gerações. O Brasil da democracia ou do autoritarismo? Do conhecimento e tolerância ou do obscurantismo e da violência? Da educação e cultura ou dos revólveres e fuzis?”, disse Lula.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast