Calor do povo marca estreia de Lula pelo Brasil em Salvador

Ex-presidente reencontrou personagem icônico da campanha de 2006 e viajou com o povo de metrô até Arena Fonte Nova, onde falou a mais de 2 mil pessoas

Ricardo Stuckert

Lula é recebido com festa em Salvador (BA)

Foi na Bahia, e foi histórico o primeiro dia do projeto Lula pelo Brasil, a viagem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa nesta quinta-feira, 17, por 25 cidades do Nordeste, num total de quase 4 mil quilômetros ao longo de 20 dias.

O dia do ex-presidente no estado começou com o emocionante reencontro com Everton Santos, o garoto que protagonizou uma foto poética e icônica que marcou a campanha de 2006.

À época, Everton tinha apenas 7 anos. Ele encontrou com o ex-presidente Lula foi inaugurar moradias populares em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. Sobre os ombros de um vizinho, conseguiu aproximar-se de Lula em momento registrado então, e agora, 11 anos depois, pelo fotógrafo Ricardo Stuckert, voltou a encontrar-se com o ex-presidente.

Desde então, o apelido não poderia ser outro: Everton tornou-se conhecido como Lulinha.

Esse foi apenas o primeiro dos milhares de encontros que o ex-presidente terá pela frente com o povo brasileiro nos próximos dias.

Não é a primeira vez que Lula viaja o Brasil para conhecer de perto a realidade do país, olhando no olho daqueles que sentem na pele, dia a dia, todos os benefícios trazidos pelos governos do PT e, hoje, o peso dos desmontes realizados pelos golpistas.

A primeira parada foi na estação de metrô Pituaçu, e a recepção calorosa dos trabalhadores e trabalhadoras que atuam na finalização das obras do entorno serviu como um termômetro de todo o carinho que o povo baiano iria demonstrar por Lula ao longo do dia.

Acompanhado por apoiadores, deputados, senadores e ao lado do povo, Lula entrou na estação e visitou a cabine do condutor até a estação Campo da Pólvora.

Ali, foi recepcionado por mais de 2 mil pessoas, que caminharam pacífica e alegremente entoando cantos de “Lula Lá” até a Arena Fonte Nova.

Em meio à multidão que lotou os vagões no trajeto, o deputado Paulo Pimenta comemorava, ao lado do senador Lindbergh Farias, líder do PT no Senado, o calor com que Lula foi recepcionado.

“Estou aqui energizado por esse povo baiano, povo corajoso, povo alegre. O presidente está muito feliz e nós, muito emocionados”, afirmou Pimenta.

A Bahia está com Lula!

Entre as pessoas que se posicionavam já no início da tarde na estação Pituaçu, estava dona Isanildes Bittencourt, professora aposentada e baiana aguerrida de 72 anos que desde a ditadura luta e milita pela esperança de um Brasil menos desigual.

“Estou aqui hoje recebendo esta caravana na esperança de que novamente mudemos essa história, porque não é possível que, dentro de um ano, um presidente ilegítimo, espúrio, tenha destruído nossos sonhos, nossas esperanças de um Brasil melhor”, afirmou, ao lado dos filhos que a acompanhavam com expectativa semelhante em recepcionar Lula.

A resistência aos ataques diários do governo do usurpador Michel Temer também foi um dos motivos que levou Elza Pinto, 59, a ir ao encontro do ex-presidente. “Estamos resistindo o quanto podemos, e viemos ver Lula, ao lado dessa multidão, porque sabemos que ele sabe colocar o Brasil nos trilhos novamente.”

“Lula e todo o PT”, completa, “porque nossas bancadas são arretadas e fazem os golpistas tremerem nas bases!”, afirma, lembrando do papel-chave de Lula para ajudar a capital baiana a implementar o sistema de metrô.

“É por isso A Bahia está com Lula!”, avisa ela, que milita há 26 anos e é filiada ao Partido dos Trabalhadores há 13 anos.

O processo de filiação, feito pelo site do PT, é emocionante para qualquer petista. Para Carmen Moraes, 57, teve um gosto especial. Apenas dois dias depois de completar seu processo, estava a postos para se encontrar com Lula pela segunda vez – a emoção da primeira, aos 19 anos, ficou marcada para sempre em sua memória.

“Voto nele desde 1989, para mim, não tem outro que saiba resolver os problemas do Brasil e combater a desigualdade. Só ele pode! Vim até aqui e estou rodeada de amor, estamos usando nossa voz para, juntos, clamarmos por justiça!”, afirma Carmen, cuja filha pôde cursar a universidade graças ao Prouni.

“Nossa presença em massa é importante, pois estamos aqui em defesa de um cidadão que está sendo injustamente julgado  perseguido”, afirmou Gimenia Marx, do Coletivo de Ação Fora Temer, presente no ato ao lado de Rosana Motta.

Apoiadores de Lula e membros do coletivo Fora Temer aguardam o presidente Lula em Salvador #lulapelobrasil #lulapelabahia

Uma publicação compartilhada por Partido dos Trabalhadores (@pt13_oficial) em

Uma espontânea e bem-vinda intervenção ficou por conta do Comitê Poético Contra o Golpe, com Alda Valéria, Deusi Magalhães e Kleia Maquenda.

Memorial da Democracia

“O povo tem no coração e na memória o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Esse carinho do nordeste por Lula vai ficar registrado, e já está!”, afirmou o governador baiano Rui Costa durante o lançamento do quinto período do Memorial da Democracia, na arena Fonte Nova, num evento que contou com a presença da presidenta nacional do partido, Gleisi Hoffmann.

O Memorial da Democracia é um portal multimídia interativo do Instituto Lula que celebra a história viva de todos que, durante cinco séculos, lutaram por justiça e liberdade.

“Alguns vão sumir dos livros de História, mas quem já escreveu a sua com letras maiúsculas, as páginas de inclusão social, chama-se Luiz Inácio Lula da Silva!”, disse Rui Costa.

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos estados do Nordeste, entre agosto e setembro, é a primeira etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista nos últimos dois anos.

Por Clarice Cardoso, enviado especial ao Nordeste com a caravana Lula pelo Brasil, para a Agência PT de Notícias