Em 1 ano e 3 meses, Governo Lula resgatou programas e valorizou a vida das pessoas

Indicadores sobre ações do governo, apresentados em 1ª reunião ministerial de 2024, reforça compromisso do presidente Lula com a qualidade de vida do povo brasileiro

MDS

Balanço: Governo Lula prioriza o cuidado com as pessoas do país

Cuidar das pessoas é premissa para o governo Lula, que em sua 1ª reunião ministerial de 2024 reafirmou o compromisso do presidente Lula com o país e o povo brasileiro.

No encontro com os ministros e ministras, um balanço do primeiro ano do governo Lula com indicadores sobre temas que envolvem o zelo pela vida dos brasileiros e brasileiras foram apresentados pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Os dados ressaltam crescimento e resultados positivos em todas as áreas do governo como queda da inflação, redução da taxa básica de juros (Selic), queda na taxa de desemprego, evolução do salário mínimo, aumento do poder aquisitos dos mais pobres, acesso a programas sociais, ascensão da indústria e outra série de avanços para o Brasil.

Leia mais: Em reunião, Lula lembra resgate do país “do abandono” e assegura “melhora de vida do povo”

Um dos destaques anunciados pelo presidente e por Rui Costa foi o cuidado com as pessoas, retratados na redução do desemprego, no maior número de pessoas com carteira assinado, no aumento de famílias atendidas pelo Novo Bolsa Família, pelo programa Mais Médicos, pelo acesso a medicações gratuitas no Farmácia Popular, pela ampliação de recursos nas escolas de Tempo Integral e pela triplicação de investimentos federais em alfabetização.

“Temos um número levemente maior de pessoas atendidas pelo Bolsa Família, mesmo considerando a política extemporânea que foi feita em ano eleitoral, o que demonstra uma preocupação, uma orientação, uma reorganização do programa para atendimento das pessoas que mais precisam do apoio do Estado no Brasil”, afirmou o ministro Ruis Costa.

Leia mais: Farmácia Popular ampliou o acesso a mais de 55 milhões de pessoas

O ministro da Casa Civil também destacou os valores pagos aos beneficiados do Bolsa Família, que é considerado o maior programa de transferência de renda do país, reconhecido internacionalmente por ter tirado o Brasil do Mapa da Fome e pela erradicação da pobreza, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

“Houve ainda aumento de 12% no valor médio pago pelo Bolsa Família que é de 680 reais. O programa chegou a 55 milhões e 700 mil pessoas atendidas. Já no Mais Médicos, chegou em 2023 a mais de 25.400 profissionais, um aumento de 85% em relação ao ano anterior”, reforçou.

Cuidado com os mais pobres

O presidente Lula enfatizou durante a reunião o foco democrático no cuidado com as pessoas mais pobres e no retorno da normalidade do país. Ele afirmou que esse compromisso será cumprido até o final do seu mandato.

“Democracia é a gente tentar fazer com que esse país volte à normalidade. E nós temos esse compromisso e nós vamos cumprir. Eu tenho certeza que quando chegar ao final do nosso mandato, esse país será mais democrático, o povo estará vivendo melhor, o povo estará comendo melhor, o povo estará estudando melhor e o povo estará vivendo muito mais dignamente nesse país como cidadãos de primeira classe, porque a gente precisa”, disse o presidente.

Lula também falou sobre os brasileiros e brasileiras conquistarem um espaço na escala social, com o incentivo profissional e educacional para o povo brasileiro.

“Vamos fazer com que as pessoas alcancem um degrau na conquista da escala social desse país. Quando a gente pensa em cuidar dos pobres, a gente não está fazendo favor. A gente está apenas cumprindo com a nossa obrigação. Porque é uma profissão de fé em cada um de nós saber que o governo, embora tenha que governar para todos, a gente tem que ter um olhar muito mais generoso para aquelas pessoas que mais necessitam, para aquelas pessoas mais humildes, para aquelas pessoas mais pobres. E isso é uma marca que eu trago na minha vida sindical, é uma marca que eu trago na minha vida política, é uma marca que eu concebi fazer com que desse certo o meu governo no meu primeiro mandato”.

Programa Pé-de-Meia

O presidente falou ainda sobre a educação do povo com o programa Pé-de-Meia, que prevê uma bolsa de permanência no ensino médio para 2,5 milhões de alunos de baixa renda (até R$ 218 por pessoa na renda familiar). O ato foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União.

“Eu voltei para garantir isso outra vez (sobre governar para todos). Essa é a minha profissão de fé. Esse é o meu compromisso, é melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro, melhorar a qualidade do emprego do povo brasileiro. Por isso, o programa Pé-de-Meia. E vai ter um investimento de quase 7 bilhões de reais, que muita gente acha que é custo, que é gasto. E eu digo que gasto é que se a gente tivesse aplicado esse dinheiro para fazer cadeia”.

VEJA AQUI O BALANÇO DAS AÇÕES APRESENTADO PELO GOVERNO

Escola integral

A lei que instituiu o Programa Escola em Tempo Integral, sancionado pelo presidente Lula em julho de 2023, foi ressaltado por Lula durante a reunião ministerial.

O programa ampliou o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica de todo o Brasil, com investimento de R$ 4 bilhões para que estados, municípios e o Distrito Federal pudessem expandir a oferta de jornada em tempo integral em suas redes. A meta do presidente é alcançar, até o ano de 2026, cerca de 3,2 milhões de matrículas.

“O que nós queremos é garantir que cada jovem nesse país tem o direito de estudar, que cada mãe tenha a tranquilidade de, com a escola em tempo integral, ter o seu filho estudando o dia inteiro, não à mercê de uma bala perdida, mas sabendo que a criança está sendo bem cuidada dentro da escola e que ela pode trabalhar fora de casa, quando voltar no serviço, vai pegar o seu filho e a gente vai construir uma sociedade mais harmônica, uma sociedade mais saudável, uma sociedade em que a gente possa ter mais solidariedade, mais solidariedade, mais companheirismo e mais igualdade no tratamento do Estado para com as pessoas. É esse país que nós vamos construir. Por isso, eu agradeço a todos vocês, o que vocês fizeram até agora. Foi muito trabalho, foi muito trabalho”.

 

Confira abaixo os indicadores referentes aos cuidados com as pessoas no governo Lula:

– Redução do desemprego e maior número de pessoas com carteira assinada

– Maior número de famílias atendidas no Bolsa-Família

– Maior número de profissionais da história do Mais Médicos

– Novos medicamentos e gratuidade no Farmácia Popular

– Ampliação de mais de 10 vezes nos recursos investidos nas escolas de Tempo Integral

– Triplicamos os investimentos federais em alfabetização

– Proteção ao Povo Yanomami

– Menos armas em circulação

– Respeito aos direitos humanos e promoção da igualdade racial

– Maior investimento da história no Setor Cultural

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast