Em 68 dias de governo, Bolsonaro deu 82 declarações falsas ou distorcidas

Levantamento da agência Aos Fatos constata que Jair fez 149 declarações passíveis de checagem, das quais 82 eram completamente falsas ou apresentavam alguma distorção

Nesta segunda-feira (11), um dia depois de Jair Bolsonaro divulgar mais uma fake news em suas redes sociais, desta vez sobre o áudio vazado de uma jornalista do Estadão, a agência de checagem Aos Fatos divulgou um levantamento que constata o alto grau de divulgação de informações falsas por parte do presidente.

De acordo com o estudo, em 68 dias de governo, Bolsonaro deu 82 declarações falsas ou distorcidas. Ao todo, de acordo com a agência, foram 149 declarações “passíveis de checagem”. A média de informações falsas ou com algum grau de erro disseminadas pelo capitão da reserva é de 1,4 por dia.

A agência informa ainda que os temas mais frequentes de fake news do presidente são economia, ideologia, ou o que Bolsonaro chama de “viés ideológico” e declarações a respeito de nomeações para a equipe de governo.

O levantamento tem como inspiração uma iniciativa do jornal estadunidense Washington Post, que mantém uma coluna de checagem sobre as declarações do presidente Donald Trump.

Confira a íntegra do levantamento aqui

Por Revista Fórum

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast