Especialista em “logística” deixa país sem seringas para vacinação

O fracasso do pregão é mais um flagrante negativo das qualidades “logísticas” do ministro Eduardo Pazuello na condução do Ministério da Saúde. A  falta de seringas completa o quadro de ausência de plano para início seguro da vacinação e de treinamento dos profissionais

Site do PT

Fracassa pregão de compra de vacinas

Entre a incompetência e ação deliberadamente relapsa, fracassou o leilão do governo federal para compra de seringas. Das 331 milhões de unidades pretendidas, o Ministério da Saúde só conseguiu comprar 7,9 milhões, ou seja, 2,4%. O pregão eletrônico foi realizado nesta terça-feira, 29.

O fracasso do pregão é mais um flagrante negativo das qualidades “logísticas” do ministro Eduardo Pazuello na condução do Ministério da Saúde. A  falta de seringas completa o quadro de ausência de plano para início seguro da vacinação e de treinamento dos profissionais.

A compra de seringas e agulhas costuma ser feita por Estados e municípios. No entanto, durante a pandemia, o Ministério da Saúde decidiu centralizar estes insumos. Diante disso, o ministério terá que realizar um novo pregão, ainda sem data definida.

Além da vacinação contra a Covid-19, as seringas e agulhas adquiridas pelo Ministério da Saúde serviriam para a campanha de imunização contra o sarampo. Em relação à Covid-19, a estimativa é que 108 milhões de doses sejam aplicadas ainda no primeiro semestre, no caso do governo apresentar um plano de vacinação exequível.

Segundo representantes da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo),  desde julho a entidade alerta o Ministério da Saúde o sobre a necessidade de planejar a compra das vacinas.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast