Manaus: O centro do caos do mundo

A capital amazonense enfrenta ataques do crime organizado, enquanto passa pela maior cheia da história e ainda se recupera da crise sanitária

Bruno Kelly/ Reuters

Da Redação, Elas Por Elas

Desde a madrugada do último domingo, 6, Manaus e diversos municípios do Amazonas foram invadidos pelo crime organizado do tráfico de drogas. Depois de duas noites de ataques incendiários, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), solicitou a intervenção da Força Nacional do governo federal para conter a onda de violência na capital amazonense.

“Atearam fogo em ônibus de linha urbana, casas, carros,UBS´s, viaturas da Policia Militar e Civil, bancos e até delegacias foram depredadas. Os ônibus urbanos ficaram fora de circulação. As organizações criminosas do tráfico estabeleceram toque de recolher e não foi repudiado com veemência pelo governo do Amazonas. Todos ficamos à mercê dos traficantes, presos em suas casas com medo de sair às ruas”, relata a secretária estadual de mulheres do PT Amazonas, Miracelma Souza.

Os ataques aconteceram em retaliação à morte de um dos líderes do tráfico, Erick Batista Costa, o Dadinho, que morreu em troca de tiros com a Polícia Militar do Estado, na noite de sexta para sábado.

” Exigimos segurança a todos os habitantes de Manaus e do Estado do Amazonas, pois, estamos presos em nossas casas e o crime organizado determinando o que e como devemos fazer e como se comportar”, salienta Miracelma.

Hoje, a prefeitura de Manaus dispensou as aulas presenciais e as atividades administrativas da prefeitura ocorrerão somente no formato online. Lojas do comércio funcionam em horário reduzido e fábricas suspenderam o terceiro turno, como medida de cautela. Esse caos se soma a outras intempéries que a região vem atravessando no último período.

Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT

“Manaus tem passado por várias grandes crises nos últimos anos, crise do Covid, com falta de oxigênio, desemprego, cheia do rio, por fim, a cidade feita de refém de bandidos e o presidente ainda quer vir passear de moto e fazer aglomeração”, denuncia Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT, sobre o ato que Bolsonaro organiza na região, enquanto o caos se instaura.

De fato, o “centro do mundo”, como é chamado o Amazonas, passou por diversos desafios desde a ascensão do governo Bolsonaro e o recrudescimento da pandemia — fazendo da região palco central da disputa política e ideológica do conservadorismo. Além da crise sanitária, de saúde pública, e da dinâmica das águas, a região ainda enfrenta o desmatamento desenfreado, os ataques ao meio ambiente e aos modos de vida das populações indígenas e ribeirinhas.

Saiba mais sobre os impactos da cheia do rio Amazonas