Ministra das Mulheres anunciou a composição das Secretarias Nacionais

Denise Motta Dau, Rosane Silva e Carmem Foro foram anunciadas para as áreas de Enfrentamento à Violência, Autonomia Econômica e Articulação Institucional respectivamente. Maria Helena Guarezzi tomou posse como vice-ministra.

Nessa sexta-feira, 13, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, anunciou as secretárias que passarão a integrar a pasta. As novas integrantes do ministério têm trajetória e experiência em diferentes áreas na promoção de políticas públicas, defesa dos direitos das mulheres e gestão, nos eixos que permeiam a estrutura do ministério: enfrentamento à violência, autonomia econômica e articulação institucional e participação política.

Confira os nomes e o perfil de cada uma delas:

Maria Helena Guarezi

Maria Helena Guarezi – Secretária-Executiva
Graduada em Matemática, com especialização em Pedagogia para o Ensino Religioso pela PUC/PR e MBA Empresarial com ênfase em Gestão Social e Desenvolvimento Sustentável. Professora em sala de aula por mais de 25 anos. Coordenou o Programa Incentivo à Equidade de Gênero da Itaipu Binacional por 11 anos. Tem trajetória na atuação sindical e, por duas gestões, participou como membro consultora em Políticas Públicas na Comissão de Estudos sobre a Violência de Gênero da OAB/PR. Foi membro do Conselho Estadual da Mulher do Paraná.

Denise Motta Dau

Denise Motta Dau – Secretária Nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres
Graduada em Serviço Social e Mestra em Saúde Pública, atuou como Secretária Sub-regional da ISP – Internacional de Serviços Públicos nos últimos 5 anos. Dirigiu o Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho, do Ministério da Saúde. Foi Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de São Paulo e diretora-executiva do Instituto Lula, onde atualmente é conselheira. Atuou como conselheira do Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República e foi membro do Conselho Editorial da Fundação Perseu Abramo e do Conselho Diretor do Instituto Observatório Social. Foi diretora da CUT.

Rosane Silva

Rosane Silva – Secretária Nacional de Autonomia Econômica
Nascida em Formigueiro-RS, é membro do Diretório Nacional do PT e atua no movimento de mulheres. Foi Assessora Especial do gabinete do Ministro do Trabalho e Previdência Social, no governo Dilma Rousseff, atuando na Coordenação da Política de Gênero e do Subcomitê de Igualdade de Gênero. Fez parte da Direção Executiva Nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), onde foi Secretária Nacional de Mulheres. À frente da Secretaria, coordenou a campanha pela igualdade de oportunidades na vida, no trabalho e no movimento sindical e a campanha pela paridade nas instâncias da CUT.

Carmen Foro

Carmen Foro – Secretária de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política
Filha de agricultores familiares, nascida em Moju, nordeste do Pará. Começou sua caminhada no Sindicato de Trabalhadores Rurais, foi diretora-executiva da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do estado do Pará (Fetagri) assumindo a Secretaria de Mulheres Trabalhadoras Rurais e a de Políticas Sociais. Na CUT Nacional, compôs a direção-executiva da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), com a missão de coordenar as mulheres do campo e da floresta, liderando por duas vezes consecutivas a Marcha das Margaridas.
Foi a primeira mulher vice-presidenta da CUT e a primeira dirigente a assumir a Secretaria de Meio Ambiente. Também foi secretária-geral da CUT Nacional. Compõe a Suplência da Secretaria de Mulheres da Contag, é vice-presidenta e diretora-executiva do Instituto Observatório Social (IOS).

Ana Clara Ferrari, Agência Todas

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast