Mulheres: Como construir um Comitê Popular de Luta pela igualdade de gênero

Saiba como se somar à mobilização nacional do PT e pautar a agenda feminista na reconstrução do país

Em fevereiro, o PT anunciou uma nova experiência partidária para contribuir com a defesa e o aprofundamento da democracia no país: os “comitês populares de luta”. Eles foram criados para organizar a mobilização de todas as pessoas dispostas a contribuir para transformar a vida do povo brasileiro. Ao longo de março, as companheiras do PT se organizaram em ações de arrecadação e distribuição de absorventes com foco no combate à pobreza menstrual.

“Pautar a agenda das mulheres nos Comitês Populares de Luta é estratégico para reconstruir o Brasil com Lula presidente. Já estamos nos somando a todos os esforços no sentido de dialogar com mais da metade da população brasileira”, afirmou Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT.

Para organizar e orientar a militância na criação dos Comitês Populares de Luta com foco na igualdade de gênero, preparamos as informações abaixo:

O que são os Comitês Populares de Luta

São espaços que reúnem e acolhem todas as pessoas que querem participar das lutas em cada lugar e contribuir para transformar a vida do povo brasileiro. Podem se organizar por rua, comunidade, bairro, cidade, local de estudo, local de trabalho, luta setorial, pré-candidaturas, mandatos e de todas as formas que ajudem a reunir pessoas.

Os comitês acolhem toda a diversidade de demandas e necessidades do povo brasileiro, inclusive os recortes de gênero, raça e classe. Portanto ocupar esses espaços e pautar a agenda feminista é estratégico para reconstruir o país, garantir mais mulheres na política e até, quem sabe, iniciar mulheres na militância política.

Qualquer mulher pode participar ou precisa ser filiada?

Não precisa ser filiada ao PT, nem a partido algum. Os comitês são abertos a todos e todas que querem se organizar para reconstruir o Brasil. Os Comitês podem funcionar com atividades presenciais, digitais, ou com participação presencial e digital ao mesmo tempo.

Como faço para construir um Comitê Popular de Luta Feminista?

Todo mundo está junto na luta por um Brasil mais justo, fraterno e igualitário. Todos e todas são bem vindas para fazer o enfrentamento à extrema direita, ao neoliberalismo e combater o preconceito, portanto os comitês feministas não ficam restritos apenas às mulheres. Dito isso, já pode juntar as manas e seguir esse passo-a-passo:

Passo 1: Reunir presencial ou digitalmente um grupo de pessoas que queiram construir um Comitê;

Passo 2: Definir em que rua, comunidade, bairro, cidade, local de estudo, local de trabalho ou luta setorial o Comitê vai atuar;

Passo 3: Registrar o Comitê na Plataforma (casa13.pt.org.br) e indicar até três pessoas que vão receber os materiais e orientações, por e-mail, Whatsapp e Telegram;

Passo 4: Planejar e realizar as atividades.

É importante começar, mesmo que sejam atividades simples com um grupo pequeno.

Você pode acessar as orientações completas fazendo o download da Cartilha do PT Nacional.

Como eu começo?

Pode juntar duas ou três mulheres que você conhece e tem as mesmas angústias que você sobre o futuro do país, o que vai ser das eleições em 2022 e se é possível fazer a vida das trabalhadoras melhorar.

Mulheres com quem você convive na escola, no seu local de trabalho, da sua família, vizinhas, amigas da igreja, de balada, confidentes.

Converse com elas e identifique as pautas que unificam vocês. Pode ser assédio no local de trabalho, machismo na escola, a mãe solo que está com dificuldades financeiras, a vizinha que perdeu o emprego quando voltou de licença maternidade, a prima que é violentada pelo marido, mas não tem condições de sair dessa situação.

Juntei as mulheres. E agora?

A escuta atenta e paciente são fundamentais para gerar conexão e confiança.Estabelecer a relação entre o cotidiano delas e a importância da política em suas vidas, por meio de um governo que garanta direitos políticos e sociais é um processo complexo.

– Defina um dia e convide as mulheres para partilharem suas histórias e faça conexões entre elas. Se possível, convide também militantes e ativistas do movimento feminista.

– Complemente levando histórias de mulheres que lutaram por igualdade de direitos.

– Sempre é bom ter um momento cultural, convide mulheres que cantem, recitem poesia ou tenham algum talento especial para mostrar. Se alguém puder levar um violão, fica mais rica a experiência.

– Pense num nome criativo e que dialogue com o objetivo da atividade, por exemplo, se for ter várias mulheres da cultura, pode virar um SARAU FEMINISTA, SARAU DELAS, se for ter escuta de histórias e trocas de experiencias, pode ser MICROFONE DOS SONHOS.

– Ao longo da atividade, pensem juntas em possíveis alternativas para transformar a realidade e contribuir para um futuro livre de opressão, violência, e seguir firme em busca da Reconstrução e Transformação do País.

– Proponha a criação do Comitê, com encontros regulares, para pautarem o debate sobre a agenda feminista e formulem estratégias para ampliar o diálogo com outras mulheres.

Ações de solidariedade

Esta é uma outra forma de iniciar um Comitê Popular de Luta Feminista. As ações de arrecadação e distribuição de absorventes com foco no combate à pobreza menstrual podem ser uma inspiração.

Diante da grave situação de insegurança alimentar, que muitas trabalhadoras chefes de família estão enfrentando, a mobilização para arrecadar alimentos também está no foco do PT Solidário.

Se você já tem experiência nesse tipo de mobilização, chamas as mulheres e todos que queiram se juntar à sua iniciativa e siga o passo-a-passo mencionado anteriormente.